Varias Dicas Sobre os Ovos

- Omelete no ponto, nem mole e nem dura demais, consegue-se da seguinte forma: junte o sal apenas quando já estiver a fritar. Se não os ovos amolecem.
- Para fazer omeletes mais leves e fofas, adicione uma pitada de maizena antes de bater.
- A casca dos ovos frescos é opaca e áspera. A dos ovos velhos é brilhante e lisa.
- As claras dos ovos podem ser guardadas no frigorífico até dez dias, desde que em recipientes hermeticamente fechados.
- As gemas dos ovos podem ser guardadas no frigorífico até três dias. Para isso cubra-as com água ou óleo.
- Para ovos rachados o ideal é cozinhá-los com um pouco de vinagre na água e as claras não sairão pelas rachaduras, ou então envolvê-los em papel alumínio que evitará que o conteúdo escape. Deve-se ferver um minuto a mais.
- Nunca junte as gemas batidas directamente sobre o leite. Despeje algumas colheradas do leite morno às gemas, mexa bem, junte mais leite. Só então misture tudo.
- Juntar ovos ou gemas a caldos líquidos ferventes sem provocar “desastre é fácil: basta bater bem o ovo ou gema, juntar uma colherada do caldo quente, misturar bem e só então despejar no caldo restante. Ou então simplesmente esperar esfriar o caldo e misturar os ovos.

- Para descascar os ovos com maior facilidade, cozinhe-os em água com sal.
- Para verificar se os ovos estão bem fresquinhos, mergulhe-os na seguinte solução: 3 colheres de sal para 1 litro de água. Os que estiverem novos vão para o fundo. Os que já tiverem alguns dias ficarão boiando, e os que estão velhos virão à tona.
- Quando for cortar ovos cozidos duros, mergulhe a faca em água, depois de cada cortada, assim evita-se que a geme quebre.
- Guarde os ovos em caixas e não na prateleira para ovos do frigorífico. Assim vão durar mais tempo.
- Compre ovos escuros numa semana e brancos na outra. Assim, não vai perder tempo a pensar quais eram os mais frescos..
- Para descascar ovos cozidos com maior facilidade, mergulhe-os em água fria e descasque-os.
- Para deixar a clara mais volumosa e firme, adicione uma pitada de sal na hora de bater.
- Claras batidas em neve: depois de tirar os ovos do frigorífico, deixe-os voltar à temperatura ambiente antes de bater as claras. Nunca bata as claras em recipientes de alumínio pois elas tendem a ficar escuras. Para que elas cresçam mais, acrescente uma pitada de açúcar ou três gotas de limão.
- Bater claras até que espumem = bater ligeiramente.
- Bater em neve = bater as claras sem açúcar até que fiquem firmes. Pare de bater quando ao levantar as pás da batedeira as claras mantiverem a sua forma.
- Bater em ponto de suspiro = bater em neve e acrescentar açúcar aos poucos até que este se dissolva e, ao levantar as pás da batedeira, se formem picos firmes. Antes de começar, junte às claras uma pitada de bicarbonato de sódio. Elas ficarão altas e firmes.

Fonte: Baú das ideias

Comentários