Dicas para Conseguir Adormecer Bebé

Os recém-nascidos não têm, normalmente qualquer problema em adormecer e dormem muito, acordando apenas quando precisam de algo, como alimento ou mudar a fralda.
Ainda não sabem se é de dia ou de noite, pelo que dividem o seu sono entre o dia e a noite de forma quase idêntica e dormem por períodos diferentes de tempo ao longo de cada dia. Em bebés muito pequenos, é normal um padrão de sono imprevisível.
Um bebé recém-nascido necessita ser alimentado normalmente entre cada 2 a 6 horas e deverá alimentar o seu bebé quando ele pede (quando o bebé tem fome). É um período esgotante para os pais, uma vez que poderá passar muitas noites acordada.
À medida que crescem, os bebés começam a aprender a distinguir entre o dia e a noite (normalmente por volta dos 4 meses). É por esta altura que as pessoas começam a pensar que os bebés irão começar naturalmente a dormir a noite toda. De facto, isso raramente acontece. Os bebés necessitam normalmente de alguma ajuda dos pais para aprender a dormir a noite toda.
Apresentamos aqui algumas sugestões para adormecer o seu bebé:
Não se esqueça que é apenas um bebé. Os recém-nascidos dormem muito, mas não necessariamente à noite. Como os bebés muito pequenos necessitam comer com frequência e ainda estão a aprender a dormir de noite e a ficar acordados de dia, esperamos normalmente pelos 4 a 6 meses para ensinar os bebés a dormir a noite toda. É mais ou menos por esta altura que deixa de ser necessário alimentar o bebé durante a noite [excepto se o médico, ou outro profissional de saúde indicar em contrário].
Faça disso uma rotina. Uma coisa que realmente ajuda os bebés a aprender que está na hora de dormir é criar uma rotina para adormecer. A rotina para adormecer é uma espécie de “dica” para a criança. Diz-lhe que está na hora de dormir.
Ter uma rotina de adormecer significa fazer o mesmo sempre que deita o bebé na cama para dormir. Alguns pais optam por dar banho, depois ler uma história e depois deitar o bebé no berço. Outros preferem fazer uma massagem com loção para bebé enquanto cantam uma canção de embalar e depois colocar o bebé no berço. A rotina em si não é relevante, desde que seja reconfortante, suave e relaxante.
Desligue a televisão. Ver televisão com o bebé não funciona tão bem como a rotina de adormecer. O objectivo da rotina de adormecer é ajudar a criança a relaxar e a preparar-se para dormir. Os programas de televisão são muitas vezes barulhentos e estimulantes, e por vezes podem ser mesmo assustadores ou violentos.
Tal não é relaxante para a criança e poderá mesmo despertá-la ainda mais ou fazer com que fique relutante em sair da sala! De igual forma, embora as crianças estejam próximo dos pais enquanto vêem televisão, não é o mesmo que ter uma atenção dedicada como durante o banho ou a leitura de uma história. 



Onde está o Ursinho? Um “objecto de conforto" (um peluche ou uma mantinha) pode ser uma parte importante da rotina de adormecer de uma criança. Alguns pais optam por dar aos seus filhos um “objecto de conforto” que a criança usa para se reconfortar e acalmar até adormecer. O “objecto de conforto” pode por vezes facilitar a separação que algumas crianças sentem quando os pais saem do quarto à noite.
Perceba os sinais. À medida que os pais conhecem os seus bebés e os bebés vão crescendo, os pais começarão a reconhecer os sinais de quando o seu bebé tem fome ou sono. Bocejar é o sinal mais óbvio de que o bebé está pronto a ir para a caminha, mas existem outros— como um determinado choro de sono, o puxar pela orelha ou esfregar os olhos. Qual é a forma do seu bebé lhe “dizer” que está cansado?
Ir para a cama...acordado. É importante deitar o seu bebé quando está com sono mas ainda acordado. Se embala o bebé até adormecer ou lhe faz festas até adormecer, o bebé poderá ter muitos problemas em adormecer sozinho quando acordar a meio da noite.
Se deitar o bebé enquanto está ainda acordado, o bebé aprende a acalmar-se sozinho e a adormecer. Esta é uma capacidade importante que o bebé irá utilizar no resto da sua vida!
Preveja os protestos. À medida que o seu bebé aprende uma nova forma de adormecer, poderá chorar ou refilar. Como se sentirá quando isso acontecer? Pense como irá responder a esta questão se, por exemplo, o seu bebé chora quando sai do quarto. Irá voltar atrás e verificar se está tudo bem de 10 em 10 minutos? Vai deixá-lo chorar à vontade? Pensar sobre estas questões antes de acontecerem ajudará a sentir-se mais preparada.
Paciência, muita paciência. Embora possa parecer avassalador, por vezes, os problemas do sono podem ser resolvidos...mas requerem paciência e consistência. A consistência é importante porque ajuda a criança a saber o que esperar.
Não é correcto fazer uma coisa uma noite, como embalar a criança até ela adormecer, e na noite seguinte fazer algo completamente diferente, como deitá-la no berço ainda acordada e sair do quarto. As crianças sentem-se confortáveis com as rotinas e sentem-se seguras quando conseguem prever o que acontecerá em seguida.
Quando somos consistentes nas nossas acções e na forma como agimos na hora da sesta e na hora de dormir à noite, ajudamos as crianças a desenvolver novas capacidades relativamente ao sono. A paciência é necessária porque os pais têm de esperar e manter-se calmos enquanto a criança aprende algo novo.
Os bebés também são pessoas. Existem situações e eventos que podem afectar o padrão de sono de um bebé, por exemplo, um divórcio, um novo irmão ou irmã, um novo educador, ser vítima de violência ou de abusos, etc. Acontecimentos como estes podem criar ou intensificar problemas com o sono.
Se o seu filho dormia bem e começou a ter problemas, poderá ser útil considerar o que tem acontecido na vida do seu bebé nos últimos tempos. As perturbações do sono podem ser um sintoma de algo na vida do seu filho que lhe esteja a causar stress ou preocupação, ou mesmo o início de uma nova fase de desenvolvimento, como o aparecimento dos dentes ou o começar a andar.
Não desanime. Não se esqueça, o seu bebé irá aprender a dormir sozinho. Demora algum tempo e requer consistência e paciência, mas acabará por acontecer. Se achar que necessita de ajuda ou apoio adicional, contacte o seu médico e solicite informação sobre terapeutas comportamentais que poderão ajudá-la a desenvolver um plano para o período nocturno para a sua família.





Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!

fonte: crescer.sapo

Comentários