7 Dicas Utilizando Batatas

As batatas não servem apenas para comer, sabia? São muitas, as utilizações que pode dar a uma batata no seu dia-a-dia. Conheça neste artigo 7 coisas que pode fazer com uma batata.

Retirar os” papos” nos olhos :
Esta é talvez a dica mais conhecida das batatas. Para quem costuma acordar com os olhos inchados e com alguns papos, aplique uma rodela de batata crua sobre cada um dos olhos e repouse durante alguns minutos. Parece mentira mas a batata vai retirar algum do inchaço com que acordou!


Trocar uma lâmpada partida:
Precisa trocar uma lâmpada que se partiu no candeeiro, sobrando apenas o casquilho? Desligue o candeeiro, corte uma batata ao meio e pressione-a no resto da lâmpada que sobrou. Vá rodando com cuidado e desenroscando até remover a lâmpada por completo.


Vidros sem chuva e sem embaciar:
Tem o vidro do seu carro a embaciar ou os limpa pára-brisas avariaram? Corte uma rodela de batata e esfregue-a sobre o vidro. Quase por magia, o vidro não irá embaciar nem as gotas da chuva vão aderir ao vidro! Pode dar jeito algum dia, nunca se sabe!


Limpe talheres de prata:
Não tem um limpa-pratas em casa e gostava de dar um toque especial às suas pratas? Pegue em algumas batatas e coza-as normalmente. Reserve as batatas para alguma refeição e coloque os objectos de prata dentro da água onde foram cozidas as batatas. Deixe repousar durante uma hora. Lave-os de seguida e verá a diferença nas suas pratas

Faça carimbos para si ou para as crianças:
Porque não usar uma simples batata como um carimbo para envelopes de Natal ou para as crianças brincarem? Corte uma batata ao meio no sentido da largura e vá esculpindo um pequeno relevo na batata ou então use um pequeno molde para fazer o relevo para o carimbo. Prepare um pouco de tinta de aguarela e use a imaginação ou divirta-se com os seus filhos.


Faça um teste aos seus filhos:
Mostre aos seus filhos a força da pressão atmosférica, fazendo este pequeno teste. Pegue no meio de uma palhinha de plástico e tente espetá-la numa batata. A palhinha dobra e não consegue introduzi-la na batata. Pegue agora noutra palhinha e tape o orifício de cima com o dedo. Vai ver que consegue introduzir a palhinha na batata sem dificuldade. Isto acontece porque o ar que ficou preso faz pressão contra as paredes da palhinha, tornando-a mais dura. Quanto mais introduz a palhinha na batata, menos espaço existe para o ar e mais dura esta se torna. Interessante não é?


Tirar o sal de um cozinhado:
Sem querer colocou sal a mais na sopa ou em algum cozinhado? Corte algumas batatas em rodelas grossas e com o cozinhado ainda ao lume, deite algumas na panela. Após sensivelmente 10 minutos, o tempo das batatas ficarem cozidas, retire-as e utilize-as, por exemplo, em saladas ou noutro prato. As batatas terão absorvido o excesso de sal e poderá usá-las em qualquer outro prato.


Fonte: dicascaseiras

Comentários