Como Ajudar os seus Filhos a Estudar Melhor?

Como transformar os finais do dia de dores de cabeça em tempos de diversão? Descubra como ajudar o seu filho a estudar e poupar dinheiro com as explicações.



- Muita organização
Veja o que o seu filho tem de lição de casa e qual a data de entrega. Ajude-o a organizar o tempo e evite que ele acumule as tarefas.

- Sem dar as respostas
Se seu filho tiver uma dúvida, ajude-o, mas não responda por ele! O melhor é dar dicas para que ele pense e chegue à própria conclusão.



- Nada de Barulho.
Desligue a televisão e o rádio e tente eliminar sons que possam atrapalhar a concentração.
- Luz e conforto.
O bem-estar é super importantes. Verifique a temperatura, a iluminação e a ventilação do ambiente. Quanto mais confortável ele estiver, melhor!
- Tudo Arrumado
Organize e deixe limpo o local definido para seu filho fazer a lição.
- Boa postura
O jeito como o seu filho se senta na hora da lição pode ajudar ou atrapalhar. No chão, no sofá ou na cama ele não ficará bem. Prefira que ele se sente em uma cadeira em frente a uma mesa, com o cotovelo na altura do tampo.
- Antes de começar
Para a lição para afiar o lápis ou pegar um livro em falta, não é bom! Por isso veja se todo o material que ele vai ter de usar está à mão!
- Momento especial
Fala coisas parecidas com a lição do seu filho. Enquanto ele faz contas, que tal rever o seu orçamento semanal? Evite fazer algo que pareça mais “interessante”.
- Disposição em alta
Na hora da lição seu filho precisa estar bem disposto. Ou seja: não pode estar cansado, com fome, irritado, distraído… O melhor neste caso é resolver o problema primeiro.
- Combine as regras da lição
Converse com o seu filho e combine com ele uma rotina para a lição de casa. Onde ela será feita, em que horário, quanto tempo vai durar, etc…
- Valorize o esforço do seu filho
Mostre que se interessa pela lição, mesmo que não conheça o conteúdo. Peça diariamente que ele lhe explique o que aprendeu de novo na escola.
- Incentive-o o rever a lição
Criança costuma ter pressa, quer acabar logo a lição para poder brincar. Ensine o seu filho a, sempre, rever o que fez – sejam contas ou textos.
- Estimule, mas não ensine
Muita coisa mudou desde que saiu da escola. Por isso não tente ensinar a matéria do seu jeito. Isso pode confundir o seu filho. Ensinar é tarefa do professor.
- Acompanhe a correcção da lição
Veja se a lição foi corrigida. A falta de correcção destimula o aluno. Ele entende que o esforço não valeu a pena. Se isso acontecer sempre, converse com o professor.


Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!

Comentários