Dicas para Tornar os seus Cozinhados Mais Saudáveis

Sonhamos não abdicar dos nossos cozinhados mas ao mesmo tempo estar em forma. Continuar a comer o que gostamos mas que a balança não se queixe. Apreciar o nosso prato preferido sem o posterior peso na consciência. Apesar de difícil, tal não é impossível. Existem várias alternativas saudáveis para que possamos continuar a desfrutar das iguarias que nos fazem felizes.

Verão é uma altura por excelência em que pensamos mais na nossa forma física e em que, tendencialmente, avaliamos com maior frequência a nossa capacidade de cozinhar de uma forma mais saudável. Neste artigo, iremos dar a conhecer alguns truques para que possa desfrutar da comida que mais gosta e ao mesmo tempo cortar nas calorias.
DICAS PARA COZINHAR DE FORMA MAIS SAUDÁVEL:
- Se não dispensa rissóis, douradinhos, pernas de frango e outros fritos, opte por cozinhá-los  no forno em vez de os fritar. O sabor é semelhante e sem dúvida que é muito mais saudável.
- As natas são uma perdição mas também uma grande fonte de calorias. Troque as natas comuns por natas de soja, por leite e maizena ou por iogurtes naturais, consoante receitas. Por exemplo, o tradicional bacalhau com natas pode ser substituído na sua confecção por uma porção de natas e outra de leite e maizena. O frango com natas no forno pode ser cozinhado com iogurte natural e as natas da quiche podem ser substituídas por ambos.
Substitua o uso de açúcar branco por açúcar amarelo ou mascavado. Este último não tem aditivos químicos, razão pela qual o seu conteúdo de minerais é superior
- Se utilizar uma wok ou uma frigideira aderente, não necessita de utilizar tanta gordura na confecção de comida.
 Prefira o uso de azeite em detrimento do óleo ou margarina. Por exemplo, para fritar um ovo é muito mais saudável utilizar azeite.
- Para a confecção de bolos prefira o uso de farinha integral a farinha refinada. Apesar dos valores calóricos serem semelhantes, a farinha integral possui mais fibras e nutrientes importantes, como por exemplo, proteínas, vitaminas B1 e B6, magnésio, selénio e zinco. Algumas receitas de bolos não apresentam farinha na sua confecção ou substituem-na por outros alimentos com o feijão branco cozido, que pode ser uma alternativa.
- Se não abdica de bolos com sabor a chocolate, prefira as receitas que possuem cacau na sua confecção, em detrimento do típico chocolate – que é um alimento com percentagens variáveis de cacau e com um elevado conteúdo de açúcar e gordura.






Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!
Fonte: dicascaseiras

Comentários