Os Perigos de Querer ter Barriga Negativa

Quem nunca ouviu a expressão barriga negativa antes? Qualquer pessoa que acompanha sites de beleza, revistas relacionadas a saúde e dieta ou sites de fofocas já se deparou com a polêmica expressão barriga negativa, afinal, algumas modelos famosas nacional e internacionalmente desfilam suas barrigas lisinhas e levemente afundadas, muitas são criticadas pelo excesso de magreza, mas fato é que com a industria da beleza exaltando corpos esbeltos e abdome trincado esses exemplos se tornaram sonhos de consumo de muitas mulheres e adolescentes.

Dieta: os contras da barriga negativa


A barriga negativa se forma quando as costelas ficam mais proeminentes, o músculo abdominal não é muito desenvolvido, levemente curvado, formando uma concavidade e o osso do quadril também aparece mais. E é quando esse biótipo se torna o sonho de consumo de meninas em fase de crescimento e mulheres saudáveis que o problema começa, pois a barriga negativa é característica do tipo de corpo de algumas mulheres, que tem essa tendência e que possuem o músculo abdominal um pouco “afundado”, e algumas mulheres, por mais que tentem, não conseguirão alcançar a sonhada barriga negativa. Confira os perigos existentes na busca pela barriga negativa e nas loucuras cometidas por mulheres que desejam alcançá-la:

Desnutrição e pouca gordura no corpo

Para tentar alcançar o sonho da barriga negativa muitas mulheres se submetem a dietas rígidas e diminuem consideravelmente a ingestão de calorias, a curto prazo isso pode não ser um problema, mas a longo prazo os resultados podem ser carência de ferro pelo organismo, causando anemia, desnutrição e estágios de anorexia e outros transtornos alimentares, motivados pela obsessão por emagrecer. O corpo fica fraco, a pessoa se sente cansada e com falta de vontade de fazer coisa que eram comuns ao dia a dia, além disso, muitas pessoas se isolam do convívio social para não se sentirem tentadas e acabam se afastando de todos.

Perda de massa muscular

O baixo consumo de alimentos que dão energia para o corpo gastar na pratica de atividades físicas e auxiliam no ganho de massa muscular podem gerar o efeito contrário, perda de massa muscular. Para conquistar a barriga negativa é necessário emagrecer muito, ingerindo poucas calorias diariamente, assim ocorre a perda de massa magra e a diminuição da musculatura, abdominal inclusive, o grande problema é que a musculatura do nosso corpo tem um objetivo a cumprir, é ela que dá sustentação ao corpo e protegem as articulações, evitando lesões. Com a musculatura abdominal enfraquecida diminui a sustentação dos ossos dessa região, o que pode causar dores de coluna, fraturas e outros problemas mais graves.

Seios

O emagrecimento ocorre como um todo no corpo, por isso que está em busca da barriga negativa precisa saber que ao emagrecer outras partes do corpo também vão perder gordura e diminuir, como as mamas por exemplo. Isso acontece por que grande parte da estrutura do seio é composta por gordura, ela é também responsável pela sustentação das mamas, com a diminuição da gordura, as mamas também diminuem e podem ficar flácidas.

Comentários