Saiba Como Fazer Jardins e Hortas Verticais

Quem mora em apartamento ou em casa sem quintal, pode sim garantir um mini jardim ou horta em casa. Basta usar a criatividade para montar sua própria plantação vertical, com a ajuda de muito amor, dedicação e de um conhecimento mínimo sobre o cuidado com as plantas.



Quer aprender a fazer a sua? Então vamos lá!

A horta ou o jardim vertical precisam basicamente das mesmas coisas para se desenvolverem na sua casa: nutrientes, regas e banhos de sol.

Antes de comprar sementes, faça uma pesquisa detalhada sobre as necessidades de cada planta. Uma planta que precisa de muitas horas de sol não se vai desenvolver bem numa varanda que fica grande parte do tempo a sombra.

Existem plantas e hortaliças específicas para cada tipo de espaço, então tome este cuidado para não se decepcionar mais tarde.



Se quiser montar uma horta, fica à vontade para escolher as tuas ervas e temperos favoritos. No caso da escolha pelas hortaliças, opta pelas espécies com raízes mais curtas, como o alface, o alecrim e o manjericão.

Lembra-te: tu vais plantá-las em vasos, então o tamanho para elas é limitado – diferente de uma horta feita diretamente na terra.



Prepara o vaso ou a jardineira para receber a flor ou o tempero fazendo uma primeira camada de aproximadamente um dedo de altura com argila expandida.

Ela será a responsável pela drenagem da planta. Coloca a terra preparada com material orgânico ou húmus de minhoca até metade do vaso, para em seguida plantar as mudas.

Feito isso, é só cobrir o vaso com terra até que as raízes estejam completamente escondidas e completar o vaso com palha ou grama seca.

Estes materiais jogados por cima, além de ajudarem a reter a humidade da terra, viram futuramente mais matéria orgânica para as plantas.



Na hora de fixar sua plantação vertical, escolha alguma parede da varanda ou da área de serviço que receba, no mínimo, a incidência do sol 4 horas por dia.

Para fazer as regas, não tem receita: no inverno e em tempo húmido, elas precisam de pouca água; já no verão, as regas têm que ser diárias.

Use a água com moderação para não as afogar.


Por fim, assista a este vídeo da Casa & Jardim que resume bem tudo o que precisas saber sobre o assunto.



Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!

Comentários