Carregador Universal de Telemóveis foi Aprovado

Telemóveis vão passar a ser compatíveis com um carregador único.

O Parlamento Europeu aprovou, esta quinta-feira, a diretiva para que os telemóveis colocados no mercado passem a ser compatíveis com um carregador normal. 


Isto significa que qualquer pessoa pode carregar o seu telemóvel em qualquer parte do mundo, independentemente da marca e do modelo. Esta iniciativa tem o objetivo de diminuir o impacto ambiental que a produção e utilização de cada um destes aparelhos implica, bem como reduzir drasticamente o número de carregadores produzidos. 

Os Estados-Membros terão depois dois anos para transpor as novas regras para a legislação nacional e os produtores terão um ano adicional para se adaptarem às novas disposições. 

Os eurodeputados defendem que uma diversa operabilidade entre equipamentos simplificaria a utilização e reduziria custos desnecessários para os consumidores. 

Atualmente já existem marcas com aparelhos que podem usar o mesmo tipo de carregador, uma vez que estão equipados com uma entrada micro USB. No entanto, equipamentos no mercado - como o iPhone - usam um carregador próprio.



Fonte: cmjornal

Comentários