Como Fazer um delicioso Arroz de Pato no Forno

Uma receita clássica de arroz de pato no forno, em versão rápida. O resultado é um arroz muito solto e um sabor que brilha pela simplicidade.



Ingredientes (p/ 4 pessoas)

4 peitos de pato
2 chávenas almoçadeiras de arroz
1 chouriço de carne
150 gr de toucinho fumado
1 cebola média
3 dentes de alho
1 colher de sopa de polpa de tomate
½ dl de azeite
2 folhas de louro
Colorau q.b.
Sal q.b
Pimenta q.b.
Noz moscada q.b.

Preparação
Num tacho, coza os peitos de pato com bastante água, ½ do chouriço, as folhas de louro e ½ de toucinho fumado, cerca de 40-50 minutos.

Entretanto, faça um refogado com o azeite, a cebola e os alhos picados, deixe alourar e acrescente a polpa de tomate, deixe refogar uns minutos.

Depois do pato cozido, coe e reserve o caldo e deixe arrefecer os peitos. Desfie os peitos, corte o chouriço às rodelas e o toucinho aos bocados e acrescente tudo ao refogado, adicione um pouco do caldo, para não queimar, e deixe os sabores se misturarem, acrescente o colorau e deixe ferver. Junte o arroz e deixe fritar uns minutos, em lume brando.

Adicione o dobro da medida do arroz de caldo, tempere de sal, pimenta e noz moscada, deixe levantar fervura, depois reduza o lume e deixe cozer mais 10 minutos.

Num tabuleiro de ir ao forno, coloque todo o preparado e enfeite por cima com a outra metade do chouriço às rodelas e a outra metade do toucinho às fatias. Leve ao forno até ficar douradinho, cerca de 15-20 minutos.

Comentários