Mitos e Verdades sobre a Celulite

A malfadada celulite afeta quase 90% das mulheres - mesmo as que parecem estar em boa forma. Não admira que sejam muitos os mitos em torno da pele "casca de laranja"

Muito se diz sobre a "bruxa má" que é a celulite, mas sobre o que é, o que faz, e como se livrar dela eficazmente (a parte mais importante), pouco ou nada se sabe. Então, antes de se culpar todos os dias, ou gastar fortunas em cremes e tratamentos, fique a conhecer os 15 mitos e verdades sobre a celulite:

1 - A celulite é causada por toxinas do corpo - MITO
Alguns produtos usados para combater a celulite indicam que ajudam a remover as impurezas e as toxinas do corpo. Mas nem a eficácia, nem as  alegações dos produtos são verificadas pela ciência. A celulite ocorre quando os 'depósitos de gordura' começam a empurrar as camadas de fibras de colagénio e tecido conjuntivo sob a pele (geralmente nas nádegas e área da coxa, mas também nos braços e barriga) O tecido conjuntivo  (grupo de tecidos orgânicos responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos) pode ser enfraquecido por falta de exercício e tensão muscular, ou excesso de gordura e má circulação.


2 - As mulheres têm mais celulite do que os homens - VERDADE
As mulheres tendem a acumular mais gordura em torno dos quadris e coxas. Têm também o tecido conjuntivo menos favorável a manter tudo no lugar. Estima-se que apenas 10% dos homens sofram de celulite.


3 - A celulite piora com a idade - VERDADE
As hormonas também desempenham um papel no aparecimento da celulite: quando as mulheres envelhecem, os corpos produzem menos estrogénio, uma hormona que ajuda a manter os vasos sanguíneos a fluir normalmente. Menos estrógeno pode significar circulação mais fraca, o que também pode significar uma diminuição na produção de novo colagénio e a quebra do tecido conjuntivo.



4 - A celulite pode estar nos genes - VERDADE
É verdade que a celulite percorre a família: se a sua mãe e avó tinham celulite, terá mais hipóteses de desenvolvê-la. Na verdade, não há um teste genético que possa dizer se tem uma variação de gene que o coloca em maior risco de ter celulite, mas, considerando que a maioria das mulheres irá desenvolver celulite durante a vida, é quase certo que terá também. Mas a genética é apenas uma pequena parte do quebra-cabeças da celulite; fatores como dieta, exercício e manter um peso saudável, também ocupam um lugar importante.

5 - Só tem celulite quem não está em forma - MITO
Ter peso a mais só faz a celulite mais visível: quanto mais gordura se tem debaixo da pele, maior é a probabilidade de colocar pressão sobre o tecido conjuntivo. Mas a celulite aparece em mulheres de todas as formas e tamanhos... até mesmo nas modelos.

6 - O exercício pode reduzir o aparecimento da celulite - VERDADE
A prática regular de exercício físico não cura, mas em muitos casos, pode ajudar a prevenir ou reduzir a sua aparência. A celulite ocorre quando as fibras conjuntivas debaixo da pele se tornam fracas ou perdem elasticidade, mas o fortalecimento dessas áreas (além de queimar o excesso de gordura total) pode ajudar. 

 7 - Cardio é a melhor forma para reduzir a celulite- MITO
Correr ou outras formas de cardio podem ajudar a manter o peso, o que pode reduzir o aparecimento da 'pele casca de laranja'. Mas para realmente suavizar a pele, tem que treinar a força. Ou seja deve sempre juntar aos exercícios de aeróbica, exercícios de força, para que possa perder gordura, mas ganhar músculo.


8 - Cremes para a firmeza da pele podem curar a celulite - MITO

Apesar de se ler nos rótulos, não está testado cientificamente que reduzem permanentemente a aparência da celulite. Alguns estudos descobriram, porém, que os produtos que contêm retinóides podem fornecer alguns efeitos temporários, criando uma cobertura mais espessa na pele, que pode ajudar a camuflar o "engelhado/rugoso". Há provass limitadas de que cremes com ingredientes estimulantes, como a cafeína, o gengibre e chá verde ou preto, também podem ajudar a melhorar a circulação e quebrar o armazenamento de gordura, mas estão pouco comprovados.


9 - Enchimentos de pele podem uniformizar a pele casca de laranja - VERDADE

Enchimentos dérmicos injetáveis, utilizados principalmente para preencher bochechas caídas e remover rugas faciais, também têm mostrado ser benéficos, pelo menos temporariamente, para partes do corpo atormentadas pela celulite. Especialmente para pessoas magras, mas que têm irregularidades causadas pela celulite. No entanto, o procedimento pode custar centenas ou mesmo milhares de euros, e os resultados tendem a durar apenas alguns meses.


10 - Procedimentos não-invasivos funcionam no combate à celulite - VERDADE

Laser, radiofrequência e técnicas de massagem têm sido utilizados para reduzir a aparência da celulite. Os resultados não são permanentes, mas são eficazes a curto prazo. Funcionam melhor do que cremes e podem valer a pena se tiver tempo e dinheiro para gastar nos tratamentos. Alguns requerem de 10 a 15 sessões para melhorar significativamente a aparência e exigem compromissos de manutenção mensal. Outros são mais caros, mas os resultados parecem durar de seis meses a um ano.


11 - A lipoaspiração vai fazer com as pernas (braços ou barriga) pareçam melhores - MITO

Se a celulite é o problema, a lipoaspiração não deve ser a solução. Na verdade, o procedimento pode até mesmo fazer a distribuição de gordura mais desigual, tornando a sua aparência ainda pior.


12 - Certos alimentos podem ajudar a combater a celulite - VERDADE
A dieta por si só não pode determinar se vai ou não ter celulite, mas fazer uma dieta bem equilibrada pode reduzir a inflamação por todo o corpo, e ajudar a manter um peso saudável. Manter a hidratação, bebendo muita água, e ingerindo em abundância de alimentos com elevado teor de água, também mantém o tecido conjuntivo forte e flexível, e pode até mesmo ajudar a emagrecer. Decida-se a comer mais pepinos, rabanetes, tomates e pimentos, que são compostos por a água em mais de 90%.

13 - Só um dermatologista deve realizar tratamentos de celulite - MITO
O consultório dermatológico é um bom lugar para começar e muitos dermatologistas realizam tratamentos nas suas clínicas. Mas a celulite não é uma condição médica e um profissional médico não é obrigado a tratá-la. Spas também podem realizar tratamentos, como a endermologia (tratamento estético que usa vácuo e massagem) e procedimentos a laser, mas não invasivos, desde que o técnico seja formado para tal. Para outros procedimentos são necessários dermatologistas ou cirurgiões plásticos.

14 - A roupa que se usa pode ter impacto - MITO
Sim, se vestir leggings de estilo de compressão durante o exercício, pode reduzir o balançar da coxa quando se move, mas é apenas um efeito temporário. Qualquer roupa que pretende realmente ter resultados duradouros é apenas uma jogada de marketing, que não é verdadeira. Na verdade, em algumas roupas apertadas, o oposto pode ser verdade: elásticos de roupas íntimas, por exemplo, podem realmente contribuir para o aparecimento da celulite, se cortar a circulação e limitar o fluxo sanguíneo.

15 - Fumar pode afectar o aparecimento de celulite - VERDADE
O fumo do cigarro reduz o fluxo sanguíneo, enfraquece e interrompe a formação de colagénio, o que torna mais facilmente o tecido conjuntivo danificado e esticado. Além disso, fumar deixa-o ficar mal (literalmente) em muitas outras formas: provoca rugas prematuras e envelhecimento, deixa a pele seca e sem cor e podem contribuir para o aparecimento de marcas.

Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!


Comentários