O seu leite cheira a cebolas? Sua alface fica murcha em apenas uma semana? E os frios e embutidos? Jogas no lixo antes de conseguir usá-los? Evite os erros abaixo e desperdice menos comida!
Guarda leite e outros laticínios na porta
Como a temperatura é mais alta na porta do frigorífico, manter o leite, iogurte e manteiga nessa área pode diminuir a validade dos produtos. O melhor é mantê-los nas prateleiras do frigorífico .
Não guardar a carne na gaveta de carnes e frios
Na maioria dos modelos de frigoríficos, esse compartimento chamado de “gaveta de carne” foi projetado para guardar itens que precisam de uma refrigeração mais intensa. Por isso é o lugar ideal para guardar carne crua, frios e embutidos, ou qualquer outro produto que estrague com mais facilidade, como frutos do mar cozidos que sobram das festas no final de ano. Algumas dessas gavetas possui também ajustes de temperatura. Escolha o mais gelado e mantenha a carne em uma temperatura um pouco acima da temperatura de congelamento, conservando a carne fresca por mais tempo. Lembre-se sempre de guardar a carne bovina, aves e peixes em embalagens separadas e bem fechadas para evitar que os sucos naturais das carnes vazem e contaminem outras comidas no frigorífico.
Não limpar o condensador
Se notar que seu frigorífico está aumentando a temperatura sozinho, pode ser que precise só limpar a grade do condensador. Essa tarefa relativamente fácil deve ser repetida várias vezes ao ano, principalmente se possui cães e gatos que soltam pelos. Desligue o frigorífico da tomada, solte a grade, e use uma escova de limpeza especial para condensador, que pode encontrar em lojas especializadas em aspiradores de pó. Podes até notar uma queda na conta de energia, já que o frigorífico vai trabalhar com mais facilidade.
Não embalar bem os alimentos antes de congelá-los
Pode usar sacos especiais para freezer, papel alumínio, plásticos mas grossos, mas seja o que escolher, lembre-se de retirar todo o ar da embalagem antes de congelá-la. Se estiver congelando em potes, encha os potes o máximo possível. Dessa forma protege a comida de “queimaduras” por frio, mas dê algum espaço para que a comida expanda enquanto congela.
Não guardar as frutas e vegetais nas áreas especificas
Deixe os vegetais e legumes nas áreas mais baixas do frigorífico, de preferência na gaveta de legumes. Use gavetas e espaços separados para frutas, legumes e verduras, e sempre deixe as frutas no nível de humidade mais baixo. Se tiver cebolas já usadas no frigorífico, mantenha em embalagens fechadas para que os outros produtos não fiquem cheirando a cebola.
Siga a página do Trinta
por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba
diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!
Comentários
Enviar um comentário