12 Úteis Funções para a Pasta de Dentes

A pasta de dentes é um produto de preço acessível e muito fácil de encontrar. Não é novidade que sua função primordial é a limpeza e brilho dos dentes. Mas o que muitas pessoas desconhecem é que a pasta de dentes pode ser um aliado em algumas atividades e limpezas domésticas. Sua fórmula com abrasivos e detergentes suaves misturados com agentes espessantes dá ao creme dental algumas possibilidades de uso inusitadas! Conheça algumas delas:

Atenção: as tarefas abaixo são válidas para o creme dental tradicional (pasta branca). Não use creme dental colorido ou géis porque eles podem provocar manchas.


1. Polir joias
O creme dental pode ajudar a tirar manchas e devolver o brilho de suas joias. Com o auxílio de uma escova macia, aplique uma fina camada de creme dental em suas joias manchadas e sem brilho. Friccione suavemente, lave com água e seque com pano macio. Se a mancha ou opacidade estiver muito forte, o recomendado é aplicar uma camada mais espessa e deixar agir por uma hora. Depois é só lavar e secar (como no processo anterior). O uso não é recomendado em pérolas, pedras e strass. Por se tratarem de objetos mais sensíveis, os mesmos correm o risco de serem riscados.
2. Remover manchas do tapete
Para remover manchas de tapete, humedeça a mancha com uma escova de dentes e creme dental e seque com um pano húmido. Recomenda-se testar o procedimento em uma pequena parte do tapete para certificar-se de que não soltará tinta.
3. Limpar DVDs e CDs arranhados
Aplique gentilmente uma pequena quantidade de creme dental sobre os CDs e DVDs, começando do centro em direção à borda. Enxágue com água e seque com um pano de microfibra para evitar riscos.
4. Preservar solas de calçados
Com o uso, as solas dos tênis e calçados costumam ficar muito encardidas. Esfregá-las com creme dental e uma escova pode ajudar a conservar as solas mais limpas. O mesmo vale para os calçados de couro branco.
5. Remover manchas de água dos móveis
Quando um copo com líquido gelado é esquecido em cima de um móvel de madeira é comum deixar uma marca. Para removê-la aplique uma pequena quantidade de pasta de dente em um pano macio e lustre o móvel. Não é preciso força. Talvez seja necessário repetir o processo.
6. Limpar o interior de garrafas sujas
O creme dental também pode ser útil para remover as sujidades que teimam em permanecer em mamadeiras e garrafas térmicas mesmo após a lavagem normal. Esfregue bem o interior utilizando uma escova de dentes e creme dental. Enxágue com água quente.
7. Desembaçar óculos
Esfregue uma pequena quantidade de creme dental nas lentes dos óculos ou máscara de mergulho e enxágue abundantemente. Não realize este procedimento em lentes com revestimentos especiais, tais como tratamentos antirreflexo.
8. Remover manchas no colarinho
O procedimento é simples: com o auxílio de uma escova de dentes, aplique o creme dental em manchas de sujeira acumuladas nos colarinhos das camisas. Enxágue e proceda com a lavagem normal.
9. Recuperar suas unhas
Sabe quando você tira o esmalte e percebe que suas unhas estão amareladas e com um aspecto fraco? Então: creme dental nelas! Aplicar creme dental nas unhas ajuda a recuperar o brilho das mesmas.
10. Tapar buracos das paredes
Por incrível que pareça, o creme dental também pode tapar pequenos buracos da parede. Preencha-os com creme dental e alise o buraco com um pedaço de papelão. Se necessário, repita o processo, uma vez que o creme dental pode encolher após seco.
11. Remover cheiro de alho e cebola das mãos
Se depois de preparar o almoço ou jantar suas mãos ficaram com aquele cheirinho de alho e cebola, lave-as com pasta de dentes. O cheiro desagradável desaparecerá.
12. Polir objetos cromados
Acessórios de banheiro cromados, como torneiras, porta toalhas e porta papel higiénico podem recuperar o brilho com uma camada de creme dental. Aplique o produto, enxague e seque com um pano. Não exagere na quantidade pois estes objetos podem se desgastar com o tempo.
Dica importante
Não use pasta de dente em queimaduras ou em seu rosto para eliminar as espinhas. Por conter detergentes e mentol, o creme dental pode causar alergias e irritações na pele.
Os produtos de limpeza comuns são formulados com uma grande quantidade de abrasivos. O creme dental pode ser uma opção mais suave de limpeza com o benefício de conter uma quantidade menor de abrasivos e produtos químicos. Inclua-o em sua lista de compras!


Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!

Comentários