Saiba Quais os Benefícios do Ovo e Qual Sua Relação com as Doenças Cardíacas

No passado as pessoas costumavam dizer que a quantidade máxima de ovos que podíamos comer era de três por semana, devido ao seu alto índice de colesterol que podia prejudicar nossa saúde.



Durante muitos anos o ovo foi catalogado como um dos alimentos que podiam prejudicar a saúde de pessoas que o consumiam com certa frequência, diziam que ele era o grande responsável pelo aumento do colesterol ruim no sangue.

Essas afirmações foram desvirtuadas a pouco tempo, graças as pesquisas científicas realizadas em torno desse alimento; elas demonstraram que o ovo, sem dúvida alguma, não altera o colesterol.

Essas novas pesquisas afirmam que o consumo moderado de ovos oferece uma boa quantidade de nutrientes ao organismo, que são necessários para que tenhamos uma vida saudável.

O que realmente aumenta o colesterol no sangue é o consumo de gorduras saturadas e esse tipo de gorduras podem ser encontradas em lácteos integrais, gorduras de alimentos como queijos, iogurtes, leite, carnes gordurosas, as chamadas gorduras trans, que são encontradas na maioria das guloseimas que comemos como, pastéis, tortas, biscoitos e geralmente em massas utilizadas em confeitaria.

É necessário prestar atenção nas informações nutricionais dos alimentos, pois muitos apresentam margarinas ou óleos vegetais hidrogenados.

Dentro da grande quantidade de pesquisas realizadas sobre o ovo foi demonstrado que comer um ou dois ovos por dia não representa nenhum risco de sofrermos de doenças cardiovasculares.

Além disso, as pesquisas também demonstraram que o ovo possui um nutriente essencial para o funcionamento cardiovascular e cerebral chamado colina, que ajuda a metabolizar e diminuir a homocisteína, oque é muito benéfico visto que seus elevados níveis no organismo estejam associados ao aumento de doenças cardiovasculares.

Apesar de todas essas afirmações totalmente respaldadas e comprovadas cientificamente, ainda existem pessoas que são resistentes em acreditar nos benefícios que podemos obter ao consumirmos o ovo, continuam pensando que é prejudicial para a saúde e rejeitam com firmeza a ideia de inclui-lo em sua dieta.

O ovo é uma grande fonte de nutrientes

Apenas um ovo oferece 80 calorias, contém proteínas, colina, ferro e zinco, e a maioria desses nutrientes encontra-se na gema.

As proteínas contidas nos ovos são de excelente qualidade, oferecem os aminoácidos que nosso organismo necessita. Um ovo oferece aproximadamente seis gramas de proteínas, dentre as funções mais importantes que essas proteínas desenvolvem encontramos sua contribuição na formação do tecido muscular.

Além disso, é um componente essencial em todas as células, constituindo-se como parte vital do sistema imunológico, transportando substâncias no sangue e, além disso, fazendo parte de algumas enzimas, hormônios e neurotransmissores.

Na gema também encontram-se nutrientes chamados luteína e zeaxantina, que pertencem a família dos carotenoides,antioxidantes que ajudam a prevenir os danos visuais relacionados a idade, como a degeneração macular.

Para mulheres grávidas ou em período de lactação o consumo de ovo é muito importante, já que seu teor de colina beneficia o desenvolvimento do sistema nervoso do feto e ajuda a prevenir defeitos de nascimento.

Um ovo consumido inteiro oferece 125 ml de colina, uma mulher grávida precisa de 450 mg por dia e uma mãe amamentando necessita de 550 ml.

Os ovos podem permanecer frescos na geladeira durante aproximadamente 5 semanas. Caso desejemos saber se os ovos que vamos consumir estão frescos, simplesmente os jogamos em um recipiente com água e observamos seu comportamento. Se ele flutuar quer dizer que não está fresco. Quando quebramos o ovo e sua gema fica centrada é um sinal de que está fresco.

Como foi possível perceber, o ovo é muito saudável e não prejudica a saúde, não aumenta os níveis de colesterol ruim, algo que está cientificamente comprovado. Além disso, especialistas afirmam que é possível comer até dois ovos por dia sem problemas.

Além de nutritivo e saudável esse alimento é delicioso e pode ser preparado de inúmeras formas, fritos, cozidos, fritos em água, mexidos, assados, e no fim ficarão igualmente suculentos. Não deixe de inclui-los em sua alimentação.


Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!

Comentários