Alimentos e Materiais que Nunca Devem ir ao Micro-Ondas

Veja quais utensílios e alimentos que não combinam com o prático electrodoméstico.

O micro-ondas é um dos electrodomésticos indispensáveis na vida das famílias e principalmente de quem mora sozinho.

Contudo, para que ele dure mais e não seja protagonista de acidentes domésticos, é preciso ficar de olho em algumas regras básicas de uso.

O que não pode ir ao micro-ondas: alimentos:

Copo com água

Aquecer um copo com água no micro-ondas é uma prática comum, mas que não é tão inofensiva quanto parece.
No electrodoméstico, as moléculas de água são aquecidas por igual, mas as bolhas de ar presentes na lateral do recipiente não saem do lugar.
Com isso, basta uma movimentação mínima para que as bolhas se desprendam, causando uma explosão do líquido.

Ovo

Colocar um ovo inteiro no micro-ondas, além de perigoso, pode resultar em um electrodoméstico todo sujo por dentro. A alta temperatura aumenta a pressão dentro do ovo, o que pode fazer com que ele exploda.

Alimentos com casca fina

Batata, tomate e salsicha são alimentos com casca fina que retêm o vapor quando cozidos no micro-ondas. Se usar o electrodoméstico for a única opção, a dica é perfurar a casca para facilitar a saída do vapor.




5 Cuidados ao usar o forno microondas


Nem tudo se resume ao material dos recipientes escolhidos. Como tudo na vida, precisamos tomar cuidado com alguns detalhes para que tudo saia como o planeado.

1-Tenha certeza de que o plástico utilizado é realmente próprio para microondas. Alguns plásticos não suportam o calor e derretem. Outros podem liberar substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde. Portanto, fique bastante atento às instruções na embalagem da vasilha.
2- Qualquer detalhe de metal ou brilho metálico em alguma vasilha já é considerado proibido para o uso no microondas, mesmo que não esteja em contato com a comida ou seja muito pequeno. Então, tenha bastante cuidado.
3- Alimentos com casca mais grossa, como ovos, batatas e berinjelas, correm perigo de “explodir” quando aquecidos no microondas. Isso acontece porque a casca funciona como uma panela de pressão e, como não há válvula de segurança, eles simplesmente estouram. Por isso, você deve fazer um pequeno furo para liberar a pressão.
4- Cuidado também ao aquecer água no microondas. Como ela é aquecida de dentro pra fora, o seu interior pode chegar a uma temperatura muito alta e basta que uma colher seja colocada no recipiente para que a região super-aquecida se torne vapor e estoure. Geralmente, basta o movimento giratório do microondas para impedir esse super-aquecimento, porém, o cuidado é sempre importante.
5- Para ter certeza que um recipiente é adequado, basta colocá-lo no microondas sem alimento algum por cerca de 1 minuto. Os recipientes ideais devem manter a temperatura normal, sem aquecer. Mas lembre-se de não fazer esse teste com nenhuma vasilha de metal ou alumínio.

Comentários