Quando usa serviços do Google, aparentemente ferramentas inocentes, estás na realidade a contribuir para a acumulação de dados que são mais do que mera estatística sobre si.
Visitiar sites com o Google AdSense é o suficiente para se criar um certo perfil da sua utilização e consumo, que permitem às pessoas que querem fazer publicidade encontrar-te mais facilmente como um consumidor.
Isto é muito pior se, por exemplo, tiveres logado na sua conta Gmail ao mesmo tempo.
Apresentamos cinco links onde podes ver o que o Google sabe sobre si, bem como algumas informações sobre como minimizar este tipo de agregação de dados.
1 – Como é que o Google lhe vê
Este é um link onde pode ver como é que o Google lhe vê em termos de idade, sexo, interesses bem como outras informações.
Link: https://www.google.com/ads/preferences/
2 – Qual é e qual foi a tua localização
O Google guarda um histórico da tua localização, conforme se pode verificar através do artigo já publicado no Hackers Portugal sobre este tema.
Link: https://maps.google.com/locationhistory
3 – Histórico de pesquisas
O Google guarda todas as pesquisas que efetuaste. Além disso, guarda ainda as vezes que clicas e quais os anúncios que clicas quando estes são da publicidade gerida pelo Google. A solução é passar a usar o motor de busca DuckDuckGo.
Link: https://history.google.com
4 – Quem acedeu à tua conta, e a sua localização
Se estás preocupado com quem acede á tua conta, podes consultar todos os dispositivos que acederam recentemente à tua conta, incluindo a sua localização.
Claro que, se alguém aceder à tua conta ilegitimamente, também essa pessoa pode saber esta informação toda.
Link: https://security.google.com/settings/security/activity
5 – Outras aplicações que acedem aos teus dados
Podes ainda saber quais são as aplicações que têm autorização para aceder aos teus dados, as permissões específicas e bloquear as aplicações.
Link: https://security.google.com/settings/security/permissions
6 – O link para tudo
Se já estás assustado com o que o Google sabe sobre ti, experimenta fazeres o download do teu perfil inteiro.
Aqui podes encontrar vídeos, fotos, e-mails, bookmarks, ficheiros do Google Drive, e muito mais.
Link: https://www.google.com/takeout
7 – Histórico do YouTube
O YouTube também salva todas as suas pesquisas.Link: https://www.youtube.com/feed/history/search_history
8 – Permissões
Aqui você pode ver todas as permissões que você atribuiu às extensões e sites que você usa.Link: https://myaccount.google.com/permissions
Como você pode ver, é um pouco assustador, mas não se preocupe, pois é possível eliminar tudo (ou quase) o que o Google sabe sobre você com alguns simples passos:
1. Excluir minha atividade
Sempre que você faz uma pesquisa no Google, a empresa associa a busca à sua conta, mas você têm três opções quando se trata de excluir informações:
- Entrar no “Histórico” da sua conta, selecionar uma busca específica e deleta-lá.
- Ou excluir todas as pesquisas feitas durante o dia.
- Ou eliminar toda a sua pesquisa, clicando em “Eliminar dados de navegação” na lista à esquerda do “Histórico”. Clique em “Excluir por data” e selecione “Todos os períodos”. Se você tiver certeza dessa opção, clique em “Excluir”.
O Google te alertará sobre possíveis impactos às aplicações, mas excluir o histórico de pesquisa do Google e rastrear a navegação não traz nenhuma consequência ao funcionamento da conta.
2. Elimine todas as suas atividades no YouTube
O Google também acompanha todas as suas pesquisas no YouTube.
Mas isso é algo que você também pode excluir facilmente, excluindo o histórico de pesquisa. Aqui está o link para acessá-lo.
3. Elimine tudo o que os anunciantes sabem sobre você
O Google não apenas conhece tudo sobre você, mas também passa essas informações aos anunciantes. É por isso que ele é capaz de mostrar anúncios que correspondem ao que você deveria estar procurando. Mas não se preocupe porque você pode descobrir quais informações estão sendo transmitidas.
- Para fazer isso, acesse sua conta do Google e digite “Informações pessoais e privacidade”.
- Desta vez, estamos interessados na opção “Configurações de anúncios”.
- Uma vez dentro, clique em “Gerenciar configurações de anúncios”.
Se você rolar para a parte inferior da página, verá a opção “Controlar a Personalização de anúncios”. Se você clicar, você pode escolher se deseja receber anúncios com os seus interesses “ativada” ou “desativada” (a opção de não receber publicidade não está disponível).
O Google irá avisá-lo porque você não deve deixar de ver anúncios relacionados aos seus interesses, mas cabe a você escolher.
4. Remover o histórico de localização do Google
Se você usa um dispositivo Android, o Google acompanha os lugares que você visitou com seu dispositivo em um recurso chamado Rotas. Você pode acessá-lo neste link.
- Para apagar essa informação do Google Maps, você deve acessar esta página.
Ao final, surge uma última dúvida: ao deletar todas as informações o Google terá mesmo apagado meus registros em seu banco de dados? Não se sabe a resposta! Mas, espera-se que sim, afinal é uma questão de confiança.
Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!
Comentários
Enviar um comentário