Tem a Mania das Limpezas? Veja Estas Dicas

Sabe de quantas em quantas utilizações deve lavar o soutien? E o telefone? E as almofadas? Encontre aqui as respostas a estas e outras dúvidas

Toda a gente sabe que é necessário lavar roupa e alguns objetos pessoais por uma questão de higiene, mas quantas vezes se deve fazer? E quando é que é recomendado repetir? O Daily Mail consultou um microbiologista, um especialista em roupa interior e designers de roupa para responder a estas perguntas.

Telefones - todos os diasEstudos revelaram que tocamos nos nossos telefones 150 vezes por dia e cientistas americanos descobriram 7,000 tipos de bactérias em 51 amostras de telefone. Apesar da maioria ser inofensivo, algumas não são, podendo mesmo causar infecções patogénicas. Especialistas alertaram para a multiplicação das bactérias quando o telefone sobreaquece e aconselham a sua limpeza diariamente, com um toalhete anti-bacteriano.

Lençóis - uma vez por semanaNuma noite comum largarmos milhões de células cutâneas e um litro de suor, o que atrai ácaros. Estes, apesar de inofensivos, largam excrementos, o que poderá causar comichões oculares, inflamações no nariz e asma. Para evitar que isto aconteça, é necessário lavar os lençóis semanalmente, contrariamente ao que muita gente faz. Especialistas recomendam ainda que sejam lavados a 60 graus e secos à luz do sol, para matar as bactérias, e passar um ferro a 200 graus nas fronhas, para eliminar qualquer resíduo.

Almofadas - a cada três mesesO interior da almofada funciona como uma esponja, acumula o suor e torna-se num ambiente perfeito para o desenvolvimento de bactérias e ácaros. Alguns médicos revelaram que um terço do peso da almofada deve-se a insetos, pele morta, ácaros e as suas fezes, contendo cerca de 16 espécies de fungos. Especialistas aconselham que se lavem a cada 3 meses e a 60 graus para eliminar todas as bactérias.




Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!

Colchões - a cada seis meses
Calma, não é preciso lavá-lo literalmente, basta aspirar ou vaporizá-lo e depois metê-lo a arejar. A razão é semelhante às anteriores: fezes de ácaros que causam alergias e asma, fungos e mofo que podem causar reações alérgicas e outros tipos de bactérias que poderão chegar mesmo a causar febre e diarreia.

Calças de ganga - a cada cinco utilizações
Donna Ida, designer de calças de ganga afirmou que lavá-las a cada cinco utilizações preserva a sua cor e fibras e que lavagens mais frequentes irão rapidamente envelhecer a ganga. O ideal é lavar na função fria, virá-las ao contrário e deixá-las a secar ao ar livre.

Soutiens - a cada duas utilizações"A dobra no peito e a área por baixo dos braços é um ambiente quente e suado. Limpar após duas utilizações, talvez três, é o ideal", afirma Kelly Dunmore, especialista de lingerie. O ideal é evitar lavar na máquina, que estraga a elasticidade e diminui a sua 'vida útil', e fazê-lo à mão, deixando-o secar à temperatura ambiente.

Veja também:

Como Usar Bicarbonato para a sua Beleza


Pijamas - a cada duas utilizaçõesKelly Dunmore alerta novamente para a importância de se manter fresco e limpo na sua cama, lavando os pijamas após duas utilizações. "As partes de cima aguentam um pouco mais", acrescenta.

Toalhas de cozinha - a cada utilizaçãoPanos de pratos e de cozinha são a maior fonte de contaminação bacteriana na sua cozinha, estando "cheios de micro-organismos perigosos", afirma Laura Bowater, microbiologista. Laura alertou para o fato de E.coli e outras bactérias se dividirem a cada 40 minutos à temperatura ambiente, sendo por isso necessário lavar os panos utilizados para os pratos em cada utilização, igualmente a 60 graus. Os panos de cozinha são ainda piores pois são usados para limpar comida crua. A melhor maneira de os manter limpos é fervê-los numa panela durante 5 minutos e depois em lixívia diluída.

Carteiras - todas as semanasOs mais diversos tipos de bactéria podem ser encontrados em qualquer sítio público. Mesmo que se lave frequentemente as mãos, estão sempre a ser novamente contaminadas quando se paga o almoço ou se pousa a carteira em qualquer lado. O ideal para evitar esta propaganda é limpar as carteiras com toalhetes desinfectantes ou, em alguns casos, lavar na máquina.

Malas - todas as semanasOs sítios mais propícios a ficarem sujos são as pegas e a parte de baixo da mala porque, sejamos sinceros, são pousadas em todo o lado durante o dia. Num ambiente propício à acumulação de micróbios que poderão mesmo chegar a causar infecções, o ideal é limpá-las semanalmente com um toalhete desinfectante. Se for de pele, faça o teste num canto primeiro.




visao

Comentários