Como Limpar Máquina de Café

Como limpar maquina de café? Neste artigo vai poder ter acesso a pequenos e simples passos de limpeza que deverá realizar com alguma frequência à sua máquina de café expresso.
Neste artigo
aprenderá três formas de como descalcificar uma máquina de café.

Quais são os sinais que a sua máquina de café apresenta para sofrer uma limpeza profunda no seu interior?

Antes de mais é bom de salientar que as máquinas de café expresso vêem apenas preparadas para aquecer água e só água, se alguma vez tiver a curiosidade de colocar leite no seu interior a sua duvida poderá por em causa o bom funcionamento do aparelho. O leite cola as suas partículas à resistência aquecida, criando uma reacção química corroendo profundamente a resistência.

Reconhecer a necessidade de uma limpeza à sua máquina de café poderá reduzir custos de manutenção com reparações de circuitos hidráulicos. As máquinas de café produzem elevada pressão, acumulando em determinadas áreas uma maior concentração de calcário.
Poderá identificar uma acumulação de calcário quando a máquina produzir menor pressão ou quando produzir menor caldal de água, se isso acontecer significa que o sistema está obstruído. É necessário realizar uma limpeza da máquina de café com descalcificação.

Para realizar uma descalcificação poderá recorrer a três tipos de recursos.
  1. Forma mais simples e aconselhada, recorrer a produtos específicos para o efeito, geralmente consiste num pó ou em uma pastilha diluída em água, colocada a mistura no interior da máquina de café em funcionamento. A água com o produto de descalcificação tem de ser ecoado na totalidade do reservatório. Após realizar este procedimento a máquina deverá realizar novamente o mesmo procedimento apenas com água para remover todo o produto da descalcificação.
  2. Recorrer ao choque térmico. O choque entre uma temperatura elevada e uma temperatura baixa quebra as placas de calcário que acumulam-se no interior da sua máquina de café. Numa primeira fase utilize água quente no reservatório, faça a máquina trabalhar ininterruptamente durante um minuto, após o minuto insira agua fria no reservatório, o choque térmico ira quebrar a placa de calcário. Atenção, a temperatura não deverá oscilar demasiado, correndo o risco de quebrar o termobloco ou resistência da máquina de café. 
  3. Utilização de produtos ácidos, para o efeito poderá utilizar dois tipos de ácidos alimentares muito eficazes para a remoção de calcário no interior da sua máquina de café. Poderá utilizar vinagre na proporção de um copo de vinagre para um litro de água, ou 3 limões verdes para um litro de água.

Comentários