14 Alimentos que Deve Manter Fora do Frigorífico Todo o Ano

Ao contrário do que se pensa, nem todos os alimentos devem ser colocados no frigorífico, já que o frio pode alterar o seu sabor e as suas propriedades organolépticas. Saiba quais os alimentos que devem ficar de fora.

OVOS

Já reparou que no supermercado os ovos não estão refrigerados? Igualmente também em casa não precisa de mantê-los no frigorífico.
 
A forma como os ovos que compramos são processados faz com que não corram o risco de desenvolver salmonela à temperatura ambiente.

BOLOS

A maioria dos bolos quando colocados no frigorífico seca mais rapidamente.

Os bolos sem recheio ou apenas com cobertura de açúcar podem ser guardados em tupperwares ou caixas herméticas à temperatura ambiente por cerca de 3 dias sem se estragarem e mantendo a sua humidade.

Para preservar bolos durante mais tempo pode também colocá-los no congelador.

TOMATE 

Começamos por um dos alimentos que os portugueses mais guardam erradamente no frigorífico.
O tomate deve ser colocado numa fruteira, de cabeça para baixo. Se o quiser ‘’conservar’’ no frigorífico, a única coisa que fará parte da próxima salada que preparar será um fruto farinhento e sem sabor.

CEBOLAS 

Pois bem, esta dupla também costuma ser acomodada no frio sem necessidade.
Antes de as guardar no frigorífico, saiba que as cebolas vão apodrecer mais rapidamente desta forma pois ganham humidade e amolecem.

Deverão, em alternativa, ser mantidas num ambiente fresco, seco e escuro, de preferência penduradas.

Se quiser aproveitar uma cebola que já está cortada e descascada, poderá colocá-la no frigorífico dentro de um recipiente fechado mas apenas por um curto período de tempo (24h no máximo).

ALHO

Quanto ao alho, deve ser conservado num local fresco e seco e, como sabemos, o ambiente dentro de um frigorífico é tudo menos seco.

Quando armazenado no frio, deixa de ser comestível e fica com mofo em pouquíssimo tempo, podendo a sua textura tornar-se demasiado macia e elástica.

O melhor local para guardar o alho é na despensa, em sacos de papel ou recipientes de aço bem fechados - desta forma, garantimos-lhe 2 meses de alho bem conservado.

BATATAS

Guardar batata na temperatura fria do frigorífico vai transformar o amido em açúcar mais rapidamente, de modo que vai ficar com uma batata doce e dura.

Em vez de colocar as batatas no frigorífico, guarde-as num saco de papel num local fresco, mas não frio. Sacos de papel funcionam melhor do que os de plástico porque deixam a batata respirar melhor, não apodrecendo tão rápido. Tudo isto vale para a batata-doce também.

BANANAS, PÊSSEGOS E AMEIXAS 

No que diz respeito a alimentos que não devemos guardar no frigorífico, esta trilogia é imbatível - quem nunca guardou bananas, pêssegos ou ameixas no frio, logo depois de os comprar, que atire a primeira pedra.

Se adquirir estes frutos ainda verdes deixe-os fora do frigorífico até que amadureçam.

Só depois de amadurecerem é que as bananas poderão passar para o frio, no entanto, o caso das ameixas e dos pêssegos, estes deverão ser mantidos na fruteira de forma a conservarem os seus nutrientes e sabor original sem que este fique adulterado.

As baixas temperaturas anulam as enzimas que responsáveis pelo amadurecimento da fruta, fazendo com que a sua polpa fique pastosa e a casca escureça com mais facilidade.

Nota: Sabia que se quiser que as bananas amadureçam mais rapidamente deve colocá-las ao lado das maçãs? Se, por outro lado, pretende um amadurecimento mais lento, não disponha estes dois frutos perto um do outro.
 

MELÃO E MELANCIA

Não se recomenda armazenar melancia ou melão inteiro no frigorífico, pois o armazenamento à temperatura ambiente ajuda a manter os níveis de antioxidantes presentes nestes frutos (licopeno e beta-caroteno), o que não acontece se os acomodar no frio.

Depois de abertos, pode guardar as fatias no frigorífico mas apenas por um curto período de tempo e bem envolvidas em papel filme.

PÃO

O pão no frigorífico seca rapidamente e fica rijo. É preferível guardá-lo num saco de pano para evitar que fique duro.

Se não o consumir nos dias seguintes à compra, a melhor opção é cortá-lo em fatias, envolvê-lo em papel plástico para conservar a sua humidade e congelá-lo.

Quando o retirar do congelador deve deixá-lo descongelar antes de o comer.

MEL

Este é outro dos alimentos que não devemos guardar no frigorífico mas que, chegado a altura de maior calor, acaba por ir parar ao frio.

Embora com o tempo quente possamos ter receio que o mel num frasco já aberto acabe por se estragar, este é um medo infundado.

O mel é um produto que se conserva naturalmente e que, quando preservado num local fresco e seco, dura por tempo indefinido.

Se o colocar no frigorífico acabará por cristalizar o açúcar e alterar a sua consistência. Mas se, por outro lado, guarda geleias ou compotas no frigorífico depois de abertas saiba que está a fazer o mais correto!

CONSERVAS

No geral, qualquer alimento em lata. Conservas, patés ou salsichas não devem, de forma alguma, ser guardados no frigorífico depois de abertos, pois no momento de abertura da lata rompe-se um verniz que dela faz parte e que pode entrar em contacto com o alimento, adulterando o seu sabor e textura.


Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa

Comentários