Descobre Todos os Benefícios dos Alimentos Amarelos

Para quem não sabe, os frutos e vegetais (alimentos) amarelos e cor de laranja obtêm a sua cor dos pigmentos naturais de plantas, os fotoquímicos chamados de carotenoides, sendo que muitos deles convertem-se em vitamina A.

Os benefícios para a saúde da vitamina A passam por esta ser essencial para a nossa visãoe sistema imunológico, bem como para a saúde da nossa pele e dos nossos ossos.

De facto, os cientistas afirmam que os alimentos ricos em carotenoides vêm reduzir os riscos dedoenças do coração e cancro, especialmente no caso dos pulmões, bem como do esófago e estômago, chegando mesmo a melhorar as funções do sistema imunológico.

Adicionalmente, os frutos amarelos e mesmo os laranjas são, muitas vezes, uma ótima fonte de vitamina C, ácidos gordos, Ómega 3 e ácido fólico, que é uma vitamina B que vem reduzir o risco de defeitos congénitos.

Para quem não sabe, na Medicina Chinesa, os alimentos amarelos estão intimamente associados ao baço, bem como ao estômago.

Nos alimentos amarelos, os nutrientes mais comuns são o Beta-caroteno e a Vitamina C. O Beta-caroteno, ou pró-vitamina A, é um percursor da própria vitamina A, que é a vitamina responsável pelo pigmento amarelo ou alaranjado. 

Este é um pigmento deveras importante para a manutenção dos tecidos e dos cabelos, evitando o surgimento da cegueira noturna, além de atuar no metabolismo das gorduras.



Para quem não sabe, a vitamina C é um anti-oxidante fundamental para a proteção das células e que vem otimizar a absorção do ferro que se encontra presente nos vegetais verdes escuros. Para completar, também eles possuem beta-caroteno, o tal anti-oxidante que também ajuda na proteção do nosso coração.

Os melhores exemplos de alimentos amarelos são: as maçãs amarelas, os damascos, o melão, a cenoura, a manga, a nectarina, a laranja, a papaia, o pêssego, o pimento amarelo, o abcaxi, a abóbora, o milho-doce, a batata-doce, a tangerina, o tomate amarelo e, por exemplo, os limões.

Estes alimentos amarelos vêm ajudar ao bom funcionamento do nosso sistema imunológico, ao funcionamento do próprio coração e visão, como já foi referido. Estas são substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e que vêm ajudar na prevenção do cancro da mama.

Os alimentos amarelos ajudam na prevenção, ainda, das cataratas e da própria cegueira, além de possuírem uma ação anti-inflamatória e anti-alérgica. É que o caroteno, conhecido como o pigmento da saúde, vem potencializar a melanina da pele ajudando a manter a cor, além da sua já referida capacidade anti-oxidante.

Não apenas protege a pele, mucosas e sistema imunológico, são realmente variados os benefícios dos alimentos ricos neste pigmento, como já referido, desde a prevenção à degeneração macular, ao combate às cataratas e cegueira, em idosos.

De facto, as pessoas de qualquer idade deveriam incluir na suas refeições alimentos amarelos e alaranjados, especialmente os fumadores e consumidores de álcool.

Mas uma propriedade menos conhecida dos alimentos amarelos é a anti-alérgica, em especial nas frutas cítricas, pois a hesperidina tem esta capacidade, atuando, ainda, como anti-inflamatória.


Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!

Comentários