10 Alimentos que Mulheres Acima dos 40 Devem Evitar

À medida que envelhecemos, as funções do nosso corpo mudam. E isso acontece com o sistema digestivo, que reage de maneira diferente aos alimentos que costumávamos comer sem nenhum problema. Isso é completamente normal, mas significa que precisamos começar a prestar mais atenção ao que estamos ingerindo. Abaixo estão 10 alimentos que devemos evitar depois dos 40 anos.

Abaixo, reunimos as piores comidas que você deve evitar se estiver acima dos 40.



1. Cachorro-quente

Eles podem ser cheios de proteínas e compatíveis com a dieta cetogênica, mas carnes processadas podem causar estragos na sua saúde. Salame, bacon e cachorro-quente geralmente contém nitratos cancerígenos, bem como grandes quantidades de sódio, que aumenta a pressão.


Um estudo de 2013, publicado no jornal European Cytokine Network, descobriu que o nitrato de sódio aumenta o estresse oxidativo, que pode danificar o colágeno e a elastina, responsáveis pela conservação da pele.

2. Frango frito ou churrasco

Infelizmente, trocar aquele cachorro-quente por carne fria ou de churrasco não lhe fará muito bem. Cozinhar carne a temperaturas muito altas pode elevar o nível de HCAs (compostos químicos chamados de amino-heterocíclicos) nas proteínas, o que pode ser cancerígeno.


Alguns estudos (embora não todos) fizeram uma conexão entre o alto consumo de carne frita ou de churrasco e o câncer colo-retal, pancreático e de próstata. Apesar de as pesquisas ainda estarem em curso, é melhor andar no lado da precaução quando se fala sobre o aumento no risco de tipos de câncer que geralmente acometem pessoas mais velhas. Limite-se a consumir uma vez ou menos por semana, e marine a carne antes de consumi-la, para reduzir a produção desses compostos.

3. Leite de amêndoas

À medida que envelhecemos, o risco de ter osteoporose aumenta, dando toda a razão que você vá atrás de comidas ricas em cálcio. Uma grande fonte de nutrientes que fortalecem os ossos é o leite, e se você optar pela variedade de amêndoa, pode ser que esteja se privando de benefícios do leite verdadeiro.


Apenas um copo de leite contém aproximadamente 30 por cento do seu valor diário de cálcio.

4. Margarina

Se há um tipo de gordura que se deve evitar são as gorduras trans. Esses ácidos gordurosos mostraram-se capazes de aumentar o seu colesterol ruim e diminuir seu colesterol bom — isso é o oposto do que você quer que as gorduras façam com seu corpo.


Manteiga e óleo, por outro lado, podem lhe ajudar a reduzir seu colesterol e estimular a absorção de nutrientes solúveis em gordura.

5. Sopa enlatada

Você provavelmente não acha que sopa é uma comida não saudável, principalmente por ser tão fácil de abrir uma lata para o almoço ou jantar. Mas as coisas enlatadas tendem a conter grandes quantidades de sódio, e pesquisas mostram que pessoas mais velhas não são capazes de filtrar excesso de sódio tão bem quanto antigamente.


Altos níveis de sódio na dieta podem elevar a pressão sanguínea, e podem aumentar também o risco de osteoporose. É uma boa ideia fazer suas próprias sopas e congele em porções individuais para descongelar mais fácil, ou ao menos escolha as opções de sopas enlatadas com menos sódio.

6. Batata frita

À medida que envelhecemos, nosso metabolismo mais lento simplesmente não consegue lidar com as calorias extras que vem de comidas gordurosas como batata frita. Um estudo do Jornal Canadense de Nutrição descobriu que esquentar óleo até o ponto de ebulição ao fritar algo pode diminuir a quantidade de gorduras polisaturadas por causa da degradação oxidativa.

Essas são as gorduras que fazem bem ao coração e que nutrem sua pele e suas juntas. Ao invés de pegar um pacote de batatas fritas num drive-thru, escolha cozinhar em sua própria casa com óleo de oliva e ervas frescas.

7. Molho apimentado

Se você estiver passando pela menopausa, você vai querer manter as coisas menos apimentadas. Comidas muito apimentadas, como molho, podem desencadear ondas de calor.


Molho apimentado também pode ser rico em sódio, que pode ter um impacto negativo na pressão sanguínea e na saúde dos ossos. Tente ajustar seu paladar para temperos mais neutros, ou experimente pimenta.

8. Lanchinhos sem açúcar

Se você não deve consumir açúcar, não deveria então experimentar lanches chamados de “sem açúcar”? Não necessariamente. Lanches sem açúcar geralmente substituem açúcares por ingredientes artificiais ou por gorduras adicionais


Desconfie de comidas que adicionem grandes quantidades de gorduras saturadas ou trans, sódio ou que substituam açúcar por outras substâncias refinadas, pois elas podem ter um impacto igualmente negativo em sua saúde.

9. Bebidas energéticas

Você provavelmente sabe que refrigerante faz mal, mas pode achar erroneamente que bebidas esportivas são saudáveis — não são, porque contém muito açúcar também. Bebidas açucaradas são fonte de calorias vazias e contribuem com uma grande quantidade de açúcares adicionais à dieta.


Pesquisas mostraram que o adulto médio não precisa de bebidas esportivas, mesmo quando se exercitando — água dá conta do serviço.

10. Massas

Carboidratos refinados e processados como massas, pretzels e pães, e muitos cereais tem um alto índice glicêmico.



Isso significa que o alto nível de carboidrato aumenta o açúcar no sangue, e pode ser um fator que contribui para doenças do coração, ganho de peso e diabetes. Além disso, eles não ajudam a sua pele.

Espero que tenha gostado de saber os 10 Comidas que Mulheres Acima dos 40 anos devem Evitar.

Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!

Comentários