14 Sugestões para Entreter as Crianças Dentro de Casa

Entreter as crianças dentro de casa é uma missão difícil, mas possível. Temos 14 sugestões
Culinária, artes marciais, inglês e ginástica... o plano de acção para entreter os mais pequenos dentro de casa exige criatividade e uma boa dose de tecnologia.






Vale quase tudo na hora de entreter os mais pequenos, sobretudo numa altura em que estão a passar horas a fio dentro de casa.

Com muitos pais e cuidadores a trabalhar no mesmo espaço, eis nove sugestões de actividades para reunir a família ou para dar aos adultos alguns momentos de concentração.
Explorar a tecnologia ao máximo faz parte da estratégia, mas sempre com conta, peso e medida.

1- Uma lição sobre o coronavírus

Falar com os mais pequenos sobre o novo coronavírus pode ser delicado, mas todas as dicas apontam para uma normalização da situação.

A brincar, tudo fica mais fácil. Sites como o Que Bicho Te Mordeu dão uma ajuda, adicionando ao processo de descoberta um quê de pedagogia.

Perguntas como “Quantos vírus há na Terra?” e “Quanto mede um nanómetro” são respondidas. No final, será mais fácil pôr o atual surto em perspetiva.

2- Aulas de artes marciais

Regra geral, ter crianças em casa é sinónimo de concentração de elevadas doses de energia dentro de quatro paredes.

Especializada no ensino de artes marciais, a STAT pode ter suspendido as aulas presenciais nas suas três academias mas compensa agora com a partilha de aulas online para crianças através do YouTube. O acesso é gratuito.

3- Spotify e as músicas para bebés

Se o rebento em questão está numa fase em que uma música calma é o suficiente para serenar os ânimos, então é aproveitar.

O Spotify não serve só para os pais desbravarem novos horizontes musicais, há playlists capazes de proporcionar tranquilidade, euforia, boa disposição e, num limite desejável, sono.

4- Workshops de cozinha

Com o apelo ao isolamento, este serviço de chefs ao domicílio terá de esperar algum tempo até voltar a entrar pelas nossas cozinhas adentro. Contudo, não é nada que não se resolva com uma boa ligação de internet.

À boleia do Dia do Pai, mas com garantia de continuidade, a Supper Stars lançou um programa de workshops virtuais, com o pretexto de reunir as famílias à volta dos tachos.

Pizza, massa fresca, receitas saudáveis ou bolachas de chocolate são algumas das opções disponíveis, com o chef a conduzir as operações diretamente da sua cozinha.

O preço destas aulas privadas começa nos 60 euros, a duração varia entre 45 e 60 minutos.

5- Uma biblioteca digital

E se tivéssemos uma biblioteca virtual sempre à disposição? Ela existe, está na página oficial do Plano Nacional de Leitura e tem quase 40 livros em formato digital para miúdos até aos 15 anos, muitos deles também disponíveis em audiolivro.

6- Experiências científicas no YouTube

Por estes dias, a Science4you oferece 20% de desconto na loja online. Uma oportunidade para quem ainda não tem nenhum destes avançados equipamentos em casa, se bem que no YouTube há experiências que não exigem grandes ferramentas.

Aprender a fazer plasticina caseira ou pega monstros, a polir moedas e a construir um xilofone de água são alguns dos desafios lançados no canal oficial da marca portuguesa.

7- Pintar: as apps e sites

Caso os livros em papel falhem, haverá sempre sites e aplicações para as crianças que queiram pintar. O Colorir Online é um deles, com categorias temáticas como monstros, dinossauros, princesas e bichinhos.

Aos desenhos, o Hello Kids, outro site, junta os tutoriais de trabalhos manuais mais complexos, quase sempre com o papel como principal matéria-prima.

Aplicações existem várias: espreite a Livro para Colorir e a Pintar e Aprender Animais.

8- Exercício físico em família

Manter a boa forma física não é uma necessidade exclusiva dos adultos (talvez até seja, mas as crianças podem fazê-lo mais por diversão do que outra coisa).

Dentro de casa, esta pode ser outra das formas de escoar a quantidade de energia acumulada.

O Treino Infantil de Bruno Salgueiro é só uma das opções disponíveis, se bem que todas as outras tendem a ser menos exigentes.

9- Aprender inglês com o British Council

Depois da Porto Editora e da Leya terem disponibilizado aulas online gratuitas para todos os alunos, eis que os pais ou cuidadores têm a porta aberta para introduzir outras atividades educativas, nomeadamente atividades em inglês.

O British Council tem três aplicações desenvolvidas para crianças até aos seis anos, cada uma delas focada num nível diferente de aprendizagem da língua — primeiras palavras, frases e desenvolvimento de leitura.

Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!

10- Telefone sem fio

Antes de começar, formem um círculo ou fila. A primeira pessoa deve falar uma mensagem no ouvido da próxima e, assim, a mensagem vai passando adiante com cada um dizendo aquilo que entendeu.

O último participante deve dizer, em voz alta, o que ouviu. Se estiver correto, o primeiro da fila vai para o fim.

11- Mímica

Em dois times, um dos participantes deve representar apenas com gestos a palavra escolhida pelo grupo adversário. Estabeleça um tempo para cada grupo e anote a pontuação de cada acerto. Ganha o time que acertar mais.

12- Boliche

Para os pinos, encha garrafas pet até a metade — nesse caso, pode ser com água ou areia. Depois, cada jogador vai tentar derrubar as garrafas com uma bola. Em cada rodada, o participante pode tentar duas vezes.

13- Morto-vivo

Faça uma fila com os participantes, enquanto uma pessoa fica de frente para conduzir a brincadeira e gritar "vivo" ou "morto".

Quando disser “morto”, todos da fila devem se abaixar. E quando for “vivo”, elas precisam estar de pé. Alterne as palavras e a velocidade.
Quem errar, está fora da brincadeira. Os menores vão se divertir muito.

14- Dança das cadeiras

Um clássico da festa infantil facilmente reproduzido em casa.
Separe algumas cadeiras, de acordo com o número de pessoas, menos um.

Enquanto toca uma música, os jogadores devem circular em torno das cadeiras em uma fila e com as mãos para trás.

Quando a música parar, corra para sentar na cadeira mais próxima!
Quem ficou de pé é eliminado e mais uma cadeira deve ser retirada.

Vence quem sentar na única cadeira restante.

Comentários