Sabe Quanto é 8 + 11? Não, Neste Teste Não é 19

Um novo exercício de matemática está a correr na Internet e coloca em causa todas as regras conhecidas. Mas é tudo uma questão de raciocínio. Consegue chegar às respostas certas?


São três somas em que a primeira em nada desafia as leis da matemática, mas em que as outras duas deixam qualquer um com a cabeça à roda.

O desafio é descobrir, tendo em conta a lógica das outras somas, que número substitui corretamente o ponto de interrogação. Uma pista: não, não é 19.

O segredo está em pensar fora da caixa. Fica claro desde o início que este não é um exercício qualquer que um miúdo de oito ou nove anos saberia responder tendo em conta as regras das somas. É tudo uma questão de pensar além do evidente.

E assim até vai poder encontrar duas soluções completamente diferentes. Já as encontrou?

Se sim, pode comprovar as suas respostas já aqui em baixo.
Se não, tire todas a teimas já a seguir.

Aqui em baixo damos-lhe duas soluções possíveis para o desafio.
A Internet arranjou duas respostas e ambas estão corretas à luz do pensamento lógico.

Se chegou a alguma delas, parabéns. Se nenhuma delas corresponde à sua resposta, mas continua a ver lógica no seu pensamento, partilhe-o connosco.

Solução 1

Olhando para a primeira soma percebemos que ela está matematicamente correta porque, de facto “1 + 4 = 5”.

O problema surge a seguir porque a afirmação “2 + 5 = 12” está matematicamente errada: a resposta certa deveria ser 7.

O que aconteceu, então? O desafio é que 12 é realmente a resposta certa se somarmos as duas parcelas da segunda linha com o resultado da primeira soma, isto é: “5 + 2 + 5 =12”.

Isso confirma-se porque, se olharmos para a linha seguinte — “3 + 6 = 21” — ela passa a ser verdade se aos 3 e aos 6 somarmos ainda 12, resultado na linha anterior: “12 + 3 + 6” = 21.

Nesta ordem de pensamento, para chegarmos ao resultado da última linha temos de somar 8 com 11 e com 21, ou seja “8 + 11 + 21” e o resultado será 40.

Solução 2

É um pouco mais complexa. O que alguns internautas fizeram foi assumir que o segredo não estava nos números, mas antes no sinal matemática.

É que se o símbolo “+” neste caso em particular simbolizar um “×”, uma seja a multiplicação, as coisas também podem ganhar um sentido.

Se multiplicarmos 1 por 4 obtemos 4, mas se somarmos 1 obtemos o resultado expresso na primeira linha: 5.

Se na segunda linha multiplicarmos os números lá expressos, mas somarmos 2 também obtemos 12.

E se na terceira linha multiplicarmos os números, mas somarmos 3 também obtemos 21.

Sendo assim, na quarta linha, há que multiplicar 8 por 11 e depois somar 8. ( 8 X 11 = 88 + 8 = 96 )

E assim o resultado correto seria 96.

Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!

Comentários