Nutri-score: As Cores no Rótulo que Classificam os Alimentos

Através de um código de cores e de letras, o Nutri-score dá uma nota global a cada alimento. Em Portugal, já encontra produtos com esta sinalética.

Se somos o que comemos, tem a certeza do que está a comprar quando vai ao supermercado?
40% dos portugueses não sabem interpretar os rótulos dos alimentos e metade da população sofre de problemas de obesidade e doenças crónicas relacionadas com hábitos alimentares que podiam ser evitados. Um rótulo fácil de interpretar pode ajudar a dar a volta a estes números.

Algumas embalagens alimentares já têm um logótipo retangular dividido em cinco cores (verde, verde-claro, amarelo, laranja e vermelho), ligadas, por sua vez, às letras A a E.

“Com esta escala, pretende-se mostrar a qualidade nutricional dos alimentos e, ao mesmo tempo, apostar numa interpretação fácil e rápida”, explica a DECO.

Um A sobre verde ou um E em cima de vermelho possui, na zona que os medeia, uma escala progressiva que distingue um alimento nutricionalmente mais interessante de outro no polo oposto.



Atrás das letras está uma nota determinada pelo teor em fibras, proteínas, fruta, legumes e frutos secos, ácidos gordos saturados, açúcares, sal e calorias.

Para bebidas, óleos, gorduras e queijos, o cálculo é diferente. O algoritmo de base considera tanto os pontos favoráveis, como os desfavoráveis.

A percentagem de fruta, legumes e frutos secos, fibras e proteínas são consideradas pontos positivos. Já os pontos a merecerem reprovação referem-se às calorias, à gordura saturada, aos açúcares e ao sódio (vulgo sal).
O resultado é uma classificação correspondente à qualidade nutricional global do alimento.



Fonte: foreveryoung

Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!

Comentários