Scan4Chem – A APP que lhe Diz se Há Substâncias Perigosas nos Produtos

A nova aplicação para telemóvel foi lançada pela associação ambientalista Zero que permite conhecer a presença de substâncias químicas perigosas nos produtos.




Testes feitos em vários países da União Europeia (em particular na Dinamarca, Suécia e Alemanha) demonstram que produtos como brinquedos, mobiliário, roupas, entre outros, podem conter substâncias químicas perigosas, que afetam a nossa saúde e o ambiente de forma negativa.

Estas substâncias entram no nosso corpo através dos alimentos, do contacto com a pele ou do ar que respiramos e podem contribuir para problemas de desenvolvimento, infertilidade, cancro, entre outros efeitos negativos.

A app Scan4Chem em português está disponível nas seguintes ligações:

Google | https://play.google.com/store/apps/details?id=ong.zero.askreach.scan4chem
Apple store | https://apps.apple.com/pt/app/scan4chem/id1487667456

Como utilizar?

Fazer scan do código de barras do produto.
Caso a informação já esteja disponível na base de dados, esta pode ser usada para decidir avançar com a compra ou não.

Caso a informação ainda não esteja disponível, pode ser enviado um pedido de informação automático através da app. Pode ser usado o email de contacto (caso esteja disponível na aplicação) ao fazer uma pesquisa online. Em poucos cliques o pedido é enviado ao fornecedor.

Ajudar a construir a base de dados: quantos mais pedidos forem enviados, mais os fornecedores colocarão informação sobre os seus produtos na base de dados: a Scan4Chem ficará com mais informação e todos os utilizadores poderão fazer compras de forma mais informada e segura.

Quantos mais contactos forem adicionados, mais ficarão disponíveis para todos os utilizadores da app.
Trata-se de uma ferramenta colaborativa, onde cada um pode contribuir para a comunidade de utilizadores da Scan4Chem, seja através do envio de pedidos de informação, seja através da integração de contactos de email de fornecedores.

Através da Scan4Chem os cidadãos podem aceder à informação imediatamente (caso já esteja disponível na base de dados) ou podem enviar um pedido de informação diretamente ao produtor.

Substâncias que suscitam elevada preocupação – O que são?

São substâncias identificadas pelas autoridades como sendo:

  • Carcinogéneas (podem causar cancro);
  • Mutagénicas (podem causar alterações genéticas ou mutações nas células);
  • Tóxicas para a reprodução (prejudiciais para as funções sexuais e a fertilidade e/ou tóxicas para o desenvolvimento do bebé);
  • Persistentes (que dificilmente se degradam no ambiente), tóxicas e que bioacumulam nos organismos(vão acumulando ao longo da cadeia alimentar) ou muito persistentes e muito bioacumulativas;
  • Substâncias que causam preocupação equivalente como as que interferem com o nosso sistema hormonal.

Neste momento, a Scan4Chem, que está associada a uma base de dados europeia, ainda não tem muita informação disponível, dado que ainda não são muitas as empresas que disponibilizaram a informação sobre os artigos que produzem e/ou comercializam.


Comentários