Saiba Quais os Alimentos para Comer Durante as Viagens de Carro Sem Engordar

Com a chegada das férias, chegam também as longas viagens de carro. Para além das inúmeras malas e outros artigos podemos também planear quais os alimentos a levar. Saiba mais.


Ao longo das estradas são muitas as estações de serviço onde podem ser feitas refeições e comprar alimentos. No entanto, a grande maioria apresenta opções muito caras e uma oferta, muitas vezes, excessivamente calórica e nutricionalmente pouco interessante.

Não desespere, este problema é fácil e rápido de solucionar. E pode passar pela cozinha ou não.

De acordo com os nutricionistas, caso prefira preparar algo caseiro, as barras de cereais são opções altamente nutritivas e baixas em gorduras más.

Neste sentido, deixamos aqui algumas recomendações para os alimentos a levar em viagem:

– Hidrate-se! Beba água! 

Nestas viagens, especialmente nos períodos de maior calor, uma correta hidratação é essencial. Quando estamos desidratados a nossa capacidade de atenção e reação está diminuída, o que não deve acontecer.

 Em particular para quem conduz. Mas a desidratação também se associa a irritação e má-disposição. Não vale a pena. Leve sempre consigo uma ou mais garrafas de água, arrefecidas na noite anterior, em quantidade suficiente para todos os elementos presentes no carro.


– Opções práticas. 

Opte por alimentos práticos e de fácil consumo. Os frutos oleaginosos (noz, amêndoa, amendoim, pinhão, avelã) são uma excelente opção. Fornecem energia de qualidade, prolongam o período sem fome, são saborosos e ocupam pouco espaço.

– Prefira alimentos que não se alterem com o calor.

O pão (mistura ou integral), frutos oleaginosos, a fruta lavada são boas opções.

– Pré-prepare. 

Pré-prepare os alimentos para comer enquanto viaja. Lave a fruta, separe os bagos das uvas, faça sandes mini, tenha guardanapos suficientes, pense em quem vai comer e adeque as porções.

Lave bem as mãos antes de iniciar a preparação. Se fizer as sandes na noite anterior, guarde tudo no frigorífico.

– Evite levar: 

Evite levar alimentos com molhos (maionese, natas), gelatina, produtos de pastelaria com cremes (creme de ovos, chantilly), marisco, quiches, empadas ou folhados que poderão facilmente alterar-se com o calor e apresentar risco microbiológico.

– Se optar por levar alimentos mais perecíveis 

(queijo, fiambre, iogurtes, etc.) acondicione-os em geleiras, sacos ou malas térmicas com cuvetes de gelo ou placas frias para manter a temperatura. O mesmo para os sumos naturais.

– Antes da viagem, verifique se tem o automóvel em lugar fresco

Evite iniciar uma viagem com alimentos guardados num automóvel já quente.

– Faça uma pequena refeição antes de iniciar a sua viagem

Evite passar longos períodos sem comer, especialmente se as viagens forem longas. Aproveite os parques das estações de serviço, mesmo não entrando.

Pode também adquirir uma mesa de volante de carro ou uma marmita eletrica para isqueiro, são gadgets muito práticos para quem viaja só.

Páre regularmente para esticar as pernas. Faça alguns alongamentos.



Comentários