Massa para Croissant: Aprenda a Fazer uma Massa Semi Folhada

Sabia que o croissant tem origem austríaca, formato inspirado na bandeira da Turquia e foi criado para simbolizar uma vitória?

Pois é, esse famoso pãozinho, que é creditado por algumas pessoas aos franceses, surgiu, segundo estudiosos na verdade, na Áustria no século 13, e era conhecido como Kipferl.

No entanto, o croissant (que significa “crescente”) só ganhou seu formato característico de meia-lua, no século 17, durante a Batalha de Viena, quando um grupo de padeiros austríacos descobriram uma tentativa de invasão turca através de um suposto túnel.

Além de soarem o alarme de invasão, os padeiros, como prêmio, desenvolveram a massa com formato de lua crescente, fazendo referência à bandeira do Império Turco-Otomano, presente na bandeira atual da Turquia.




A receita da massa para croissant (semi folhada) se diferencia da massa propriamente feita para folhados, por ser mais amanteigada e um pouco mais adocicada.

Além disso, é usada margarina para folhados na massa para croissant, diferentemente da manteiga para folhados, mais comum na França. E a massa folhada não leva fermento, ovo e leite.

Confira a receita:

 

Comentários