Desafio Matemático Viral

Desafio matemático que se tornou viral nas redes sociais. Sabe da resposta correcta?

Os internautas estão concentrados na resolução destes cálculos aparentemente simples, mas que possuem uma ilustração sorrateira que só os mais astutos conseguem resolver.



O problema matemático foi criado para crianças do ensino fundamental, mas atraiu a atenção de vários meios de comunicação de todo o mundo, principalmente na China.

Tente resolvê-lo e se não conseguir veja a seguir a resolução com a explicação do problema.
Nos comentários, as soluções propostas são diversas: 101, 105, 81, 88, 102, 82...

O segredo para a resolução do problema está em uma "armadilha", pois uma das flores azuis tem uma pétala a menos que as outras.

Outra "armadilha" que é fácil de se perceber e chega a ser óbvia é que uma das operações possui duas flores amarelas.

A operação mostrada na primeira linha é fácil: se o número 60 for dividido em três partes iguais o resultado será 20. Assim, a flor vermelha é igual a 20.

Na segunda linha, sabendo que a flor vermelha tem o valor de 20, basta subtrair o total: 30-20 = 10. Se dividirmos 10 entre as duas flores azuis que restam descobriremos que cada flor azul é igual a 5. Veja, essa flor azul tem cinco pétalas.

A terceira operação também não é complicada. 5 - X = 3. O resultado é 2. Como são duas flores amarelas, cada flor amarela é igual a 1.

Neste ponto, sabemos que a flor amarela é 1 e a flor vermelha 20.
Aí vem a casca de banana: se não tivéssemos notado que essa flor azul tem uma pétala a menos, teríamos dito que ela seria igual a 5 como as outras flores azuis, mas ela tem uma pétala a menos, então ela é igual a 4.

A resolução é: 1 + 4 x 20 = 81.

Se o resultado encontrado foi diferente de 81 vale lembrar que, na ausência de parênteses, expoentes têm prioridade, em seguida a multiplicação e a divisão e, finalmente, a adição e a subtração.
Siga a página do Trinta por Linha no Facebook e subscreva AQUI a nossa newsletter e receba diariamente as melhores dica para tudo e mais alguma coisa!

Comentários