Dicas Simples e Eficazes para Diminuir o Calor Dentro do Carro

Quando chega o verão, sente-se, muitas vezes, um calor intenso dentro do carro. No entanto, há certos cuidados que pode ter para o evitar.

IMPORTANTE!

Em dias de calor forte, a polícia e corpo de bombeiros orientam os motoristas de carro nunca deixarem crianças, idosos ou animais de estimação dentro dos carros quando você tiver que deixar o carro estacionado! Nem que seja por 1 minuto!

Segundo pesquisas, o carro parado e desligado com os vidros fechados, num período de 5 minutos, chega a aumentar a temperatura interna em até 10º graus comparado com a temperatura externa.

Por exemplo, caso a temperatura seja de 30º graus, a temperatura de dentro carro chega a 40º graus em 5 minutos, deixando as crianças, idosos ou animais de estimação com sério risco de ter uma hipertermia, e em casos extremos chegar à morte!


Os especialistas alertam: depois de um início tímido, vem aí o verão a que estamos habituados, com temperaturas altíssimas e prolongadas ondas de ar quente. Siga estas dicas, não deixe que o interior do seu automóvel se transforme em sauna!

Quando abrimos a porta do carro, um bafo quente!

    Abra as portas e troque o ar, deixe o ar quente do interior do veículo sair, mesmo que fora esteja quente. Depois entre.
    Não ligue imediatamente o ar condicionado. Abra as janelas, e permita a troca do ar com o carro em movimento.
    Quando o carro estiver com a temperatura interna muito alta, o ideal é abrir os vidros e andar com o carro, já com o ar ligado, para ocorrer a troca de ar interna.
    Depois de alguns minutos ative a recirculação do ar interno e feche os vidros.Desse modo é possível obter a queda da temperatura interna mais rapidamente.
    Para curtas distâncias, permanecer com as janelas abertas é um recurso prático, o ar condicionado leva gum tempo para refrigerar todo o ambiente do automóvel.
    Não utilize o ar condicionado no máximo. Ao sair do carro, vai deparar com uma grande diferença de temperatura, isto não é bom para o nosso corpo, o chamado choque térmico.
    Se estiver chegando próximo de seu objetivo, desligue o ar condicionado, o ar refrigerado se manterá por algum tempo, suficiente até você chegar e parar o carro.

O que fazer para diminuir a temperatura interna do carro

  • Estacionar em local coberto é o ideal, ou locais com sombra.
  • Usar filmes protetores no vidros ajuda bastante. Alguns usam cortinas.
  • Usar acessórios para proteger o painel do carro (vidro frontal) e telas para os vidros laterais.
  • Quando não tiver acessórios de proteção, poderá utilizar até uma toalha para proteger o volante de um aquecimento exagerado devido ao calor.
  • Aparelhos como ventiladores pequenos tem sido vendidos para serem utilizados em carros.
  • Sempre bom ter um leque, uma toalha, água para beber dentro do carro.
  • Muitos acessórios para bancos de motoristas, permitem dirigir de forma mais refrescante, não permitindo contato direto como estofamento do carro.
  • Tenha o costume de sempre medir a temperatura interna do carro, utilizando os instrumentos instalados no carro ou seu próprio celular (existem muitos aplicativos para medir temperatura ambiente).
  • Qualquer irregularidade no aparelho de ar condicionado, procure a assistência técnica. Verifique também a limpeza do filtro do ar condicionado, que retém impurezas vindas do ar externo e quando não é cuidado poderá causar fungos e alergias
Lembrando sempre que em dias de calor intenso, é importante não deixar crianças, idosos ou animais de estimação dentro do carro estacionado, mesmo que seja por um curto período de tempo, pois a temperatura interna pode aumentar rapidamente, representando riscos à saúde e segurança dessas pessoas ou animais . 

Além disso, é sempre aconselhável seguir as normas e regulamentos de condução e segurança rodoviária para garantir uma viagem tranquila e segura.

Comentários