Como Escolher o Shampoo Certo para o seu Cabelo

Escolher o shampoo certo pode ser um pesadelo, muitas vezes ficamos trocando de produto toda semana e gastando muito dinheiro antes de achar algum que realmente valha a pena o investimento e que deixe o cabelo macio e brilhante. Assim que chegamos no lugar para comprar o produto, nos deparamos com uma variedade imensa de produtos, para cabelos lisos, cacheados, ressecados, pretos, loiros, ruivos, tingidos, alisados, chega a cansar só de imaginar a imensidão de possibilidades.

A importância do condicionador para o cabelo
Para ajudar um pouco, elaboramos esse tutorial para facilitar na hora de escolher um shampoo que se adeque perfeitamente a todas as suas necessidades.

Definindo o tipo de couro cabeludo

Muitas vezes prestamos atenção apenas no cabelo e não pensamos que tudo começa no couro cabeludo, então precisamos entender sobre ele antes de conseguir escolher o shampoo certo. Os shampoos são elaborados para tratar do cabelo e também para os cuidados com o couro cabeludo adequados, limpando de sujeira, óleos e produtos.

A regra básica é: escolha o seu shampoo para hidratar o couro cabeludo e deixar que o condicionador hidrate os seus cabelos. Ou seja, se você tem um couro cabeludo oleoso, mas as raízes ficam ressecadas, escolha um shampoo para cabelos oleosos e um condicionador para cabelos secos.
Mas por que isso? Porque, assim como no rosto, para que sua pele fique boa, tudo começa com a limpeza, então precisamos deixar primeiro o couro cabeludo sem óleo e limpo para depois poder tratar o resto.


A regra básica é: escolha o seu shampoo para hidratar o couro cabeludo e deixar que o condicionador hidrate os seus cabelos. Ou seja, se você tem um couro cabeludo oleoso, mas as raízes ficam ressecadas, escolha um shampoo para cabelos oleosos e um condicionador para cabelos secos.
Mas por que isso? Porque, assim como no rosto, para que sua pele fique boa, tudo começa com a limpeza, então precisamos deixar primeiro o couro cabeludo sem óleo e limpo para depois poder tratar o resto.

Shampoo certo para couro cabeludo oleoso

Cabelo oleoso: saiba como cuidar
Quem tem esse estilo de couro cabeludo já tentou de tudo, o mais comum é o de lavar todo dia, podendo até deixar o cabelo embaraçoso. As dicas do que procurar e evitar nesse caso é:
  • Evite shampoos hidratantes, específicos para cabelos alisados ou encaracolados. Estes shampoos costumam adicionar muita humidade ao couro cabeludo, fazendo com que ele fique mais oleoso.
  • Os shampoos de equilíbrio, fortalecimento e que diminui o volume costumam ser muito hidratantes, também é melhor evitar.
  • Shampoos purificadores podem ser de grande ajuda naqueles casos de couro cabeludos super oleosos, mas tome cuidado para não secar demais caso faça essa escolha.
  • Gaste mais tempo esfregando o corou cabeludo ao invés do resto do cabelo, assim você consegue limpá-lo perfeitamente.
  • Evite usar o condicionador no couro cabeludo, mantenha ele do meio para baixo deles. 
  • Clica AQUI e descobre como travar a queda do cabelo.

Shampoo certo para couro cabeludo seco
  • Evite shampoos de fortalecimento e de volume. Esses produtos podem tirar a humidade necessária do seu couro cabeludo, podendo deixar ele mais seco ainda.
  • Para os couro cabeludos que são pouco secos, procure por shampoos que promovam a humidade, de hidratação, alisados ou com cachos (caso o cabelo seja encaracolado). Esses produtos promovem a humidade e já ajudam a ter cabelos mais brilhantes.
  • Se o couro cabeludo for muito seco, provocando coceira e escamações, existem produtos específicos para esse problema. Procure shampoos que possuam ingredientes como o mentol ou óleo de mirra.
  • Evitar shampoos que contém sulfato na sua composição, pois resseca mais ainda o cabelo e o couro cabeludo.
  • Shampoo certo para couro cabeludo normal

    Há ainda o caso de couro cabeludo que não é seco nem oleoso, mas até esses precisam dos cuidados certos para que possuam força, brilho e maciez. As dicas são:
    • Shampoos hidratantes são ótimos para aumentar a humidade, brilho e maciez ao cabelos. É bom para quem possui fios grossos, crespos ou cabelos claros.
    • Shampoo fortificante: bom para cabelos danificados ou quebradiços, pois possui proteínas que ajudam a melhorar as condições.
    • Shampoo para equilíbrio: são shampoos perfeitos para os couros cabeludos normais, pois não são muito hidratantes e muito menos irão ressecar o cabelo.
    • Shampoo para cabelos cacheados: nesse caso específico sempre vale a pena pesquisar os específicos para esse tipo de cabelo, pois exige mais cuidados, sendo muito mais hidratantes e com mais produtos em sua fórmula para reduzir frizz ajudando a definir os cachos.
    • O couro cabeludo seco pode dar coceira, caspa e gerar muito incomodo. Para escolher o shampoo certo temos as dicas:
    Depois de escolher o shampoo certo, fica mais fácil entender qual o condicionador ideal para que seus cabelos ganhem destaque na multidão. Mas a dica é sempre primeiro separar o seu couro cabeludo e depois escolher o condicionador, separando o seu cabelo para conseguir o melhor resultado possível.

Comentários